A rede hoteleira na cidade de Teresina está com 100% de ocupação em dois finais de semana do mês de setembro. Isso é reflexo da realização de dois concursos públicos e de um festival de música, que vão acontecer nos dias 10, 11, 17 e 18 do próximo mês. As últimas vagas foram preenchidas nos 10 primeiros dias desse mês de agosto. Já existe até lista de espera no aguardo de uma desistência.
O empresário Carlos Uchôa, presidente da Associação Brasileira de Hotéis do Piauí (ABIHPI), ressalta que para o segundo e terceiro fim de semana de setembro os hotéis já estão com reservas esgotadas.
“Como já é esperado, tendo em vista as experiências de anos anteriores, em finais de semanas que ocorrem concursos públicos, os hotéis costumam atingir a sua ocupação máxima ainda na primeira semana em que o edital é disponibilizado. Para estes concursos não foi diferente”, comenta.
A cidade de Teresina vai receber os candidatos aos concursos do Tribunal de Justiça do Piauí e do Tribunal Regional Eleitoral – Piauí, que vão acontecer, respectivamente, no segundo e terceiro fim de semana de setembro.
Segundo o presidente, o festival de música e a Feira do Empreendedor “coroaram” a alta demanda de hospedagem na cidade no mês de setembro, devido o fluxo maior de visitantes em Teresina.
“Os hotéis já atingiram sua ocupação máxima. Teremos os concursos, bem como a feira do empreendedor e o festival com diversas atrações confirmadas, fazendo com que a quantidade de Unidades Hoteleira (UH’s ) de Teresina ficasse inferior à quantidade necessitada, ou seja, procura maior que a oferta”, detalha o presidente da associação de hotéis no Piauí.
Para quem deseja vir à capital do Piauí, entre esses dois finais de semana, a situação é complicada e, nesse caso, deverá recorrer a outros meios, pois já há uma “fila de espera” por pessoas que aguardam possíveis desistências para as datas.
Rede de hotelaria chega à ocupação de antes da pandemia
Conforme Carlos Uchôa, a rede hoteleira chegou a atingir o patamar de ocupação de antes da pandemia da Covid-19. Apesar de não saber ao certo se esse nível irá se manter, a previsão é de que ultrapasse a ocupação registrada no ano de 2019.
“A rede vem se mantendo com esse nível de ocupação. Logicamente, a gente vai até ultrapassar o período antes da pandemia; diante dessa expectativa, a hotelaria já contratou todo o staff necessário para o seu bom desempenho”, diz o empresário.
Com a chegada da Covid-19, grande parte dos estabelecimentos fecharam e precisaram realizar corte de funcionários. O presidente da ABIHPI ressaltou que os hotéis já realizaram novas contratações para conseguir manter o bom funcionamento.
“Já houve um acréscimo bem acentuado em termos de colaboradores. Agora, uma ocupação total em um final de semana não implica diretamente em novos contratos, pois a hotelaria já é preparada para funcionar em sua capacidade total, fato que acontece também no meio de semana, quando vários hotéis lotam durante um ou dois dias da semana, que geralmente acontecem na quarta e na quinta-feira, essa ocupação específica do final de semana so vem a manter um equilíbrio para o operador da hotelaria”, destaca.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar