
O Piauí foi um dos estados selecionados para receber novas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O anúncio foi feito, nessa quarta-feira (17), pelo Ministério da Saúde. Ao todo, 10 estados e o Distrito Federal vão ser contemplados com os novos veículos. Para o Piauí será enviado 12 veículos, com entrega prevista para a primeira quinzena do mês de setembro.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), as cidades piauienses que serão contempladas com as novas ambulâncias são: Picos, Paes Landim, Parnaguá, União, Demerval Lobão, Conceição do Canindé, Francisco Ayres, Cajazeiras, Cajueiro da Praia, Dirceu Arcoverde, Nazária e Barras.
Substituir veículos
O Ministério da Saúde informou que os veículos vão substituir as ambulâncias com mais de cinco anos de uso. O lote abrange 82 ambulâncias, que serão utilizadas para fortalecer o atendimento de urgência e emergência para a população. O investimento federal é de R$ 22,6 milhões.
“Nós entregaremos veículos para a renovação de frota de cidades que já contam com ambulâncias do Samu, mas já estão com mais de 05 anos de uso. O recebimento será através de um termo de recebimento assinado entre a Sesapi e os gestores municipais. Assim que os veículos estiverem no Piauí marcaremos a data da solenidade de entrega”, lembra a coordenadora do Samu Estadual, Christiane Rocha.
Nessa etapa, além do Piauí, foram contemplados os estados de Alagoas, Rondônia, Mato Grosso, Roraima, Santa Catarina, Amazonas, Paraíba, Sergipe, São Paulo e o Distrito Federal.
De acordo com a Sesapi, “o Samu Estadual está presente em 94 municípios piauienses. Além do serviço terrestre os piauienses também contam com o atendimento do Samu Aéreo, que já realizou mais de mil voos, em seus sete anos de implantação. Para contar com o atendimento do Samu a população deve ligar para o 192”.
O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, ressaltou que “essa renovação da frota é de suma essencialidade para fortalecimento do atendimento da rede de urgência do Piauí”.
O gestor comenta que o envio das ambulâncias é resultado do trabalho da equipe técnica do Samu Estadual por meio do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (SAIPS), “por onde foram feitos os pedidos, com toda a documentação necessária”.
Veículos em situação precária na capital do Piauí
Há meses, pacientes e funcionários denunciaram que ambulâncias do Samu estavam em condições precárias em Teresina, capital do Piauí. As condições do serviço chegavam a agravar o estado dos pacientes transportados.
Cerca de 16% da frota de ambulâncias estava em péssimas condições e outras muitas possuíam falhas que prejudicam o funcionamento regular.
O condutor socorrista do Samu, Antônio Lima, relatou que as condições de trabalho estão precárias, com “ambulâncias quebradas, sem ar-condicionando, fumaçando gases tóxicos que prejudicam tanto o funcionário quanto o paciente”.
VEJA MAIS
Pacientes e funcionários denunciam que ambulâncias do Samu estão em condições precárias
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!