27 de julho de 2025

Período dos ipês espalha colorido com florada em Teresina

Francine Dutra

Publicado em 20/08/2022 19:00

Compartilhe:

Ipê – Foto: arquivo/ClubeNews

Amarelo, roxo, branco, rosa… a temporada dos ipês chega em todos os anos e com ela é impossível não dar uma paradinha para apreciar as cores que enfeitam as ruas e avenidas de Teresina.

O B-R-O Bró, conhecido na capital como um dos períodos mais quentes do ano, não traz apenas o calor e a baixa umidade do ar como suas principais características. No período chuvoso, a árvore absorve uma grande quantidade de água e floresce na baixa umidade, embelezando vários pontos.

Ipê – Foto: arquivo/ClubeNews

No Piauí, os ipês amarelos são os mais comuns, mas também é possível encontrar as variações de cores como rosa, branco e roxo. As floradas costumam durar uma semana e podem se estender por até 10 dias por duas vezes: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro.

Os ipês têm como característica principal a queda total das folhas e a floração rápida, contudo, a floração de 2022 está diferente com algumas das plantas parcialmente floridas e com folhas. O professor e biólogo Ribamar Rocha revela que esse sinal pode indicar que a próxima estação, no caso o B-R-O Bró provavelmente deva vir de forma irregular.

“A planta está prevendo que no próximo período vamos ter temperaturas altas acima da média. Nossa média fica em torno de 38º, 39º, então vamos ter temperaturas de 40º, pontualmente até 42º, por exemplo. Nesse período a gente tem chuvas escassas e pontuais, vamos continuar tendo essas chuvas só que algumas dessas chuvas poderão ser muito fortes”, comenta.

Somente a chegada do período pode confirmar a previsão das plantas, mas o teresinense já consegue sentir os dias mais quentes a medida que se aproxima do mês de setembro. Enquanto isso dá para apreciar a bela vista que encanta as ruas e avenidas da cidade.

Ipê – Foto: arquivo/ClubeNews

Inspirou música

A florada do ipês chegou a virar música para o cantor e compositor Vagner Ribeiro, que lançou a canção “Lição dos Ipês” especialmente inspirada nessa época do ano. 

“Teresina é comum, sobre tudo o ipê amarelo, se destacar, então a gente chama de imperador, aquele em que a florada é mais gostosa,  infelizmente já perdemos alguns imperadores, estão só na memória, como na Frei Serafim que tinha, por exemplo. Todo ano esses ipês estão aí e eu acho interessante essa lição, parece que morreu, caem as folhas, fica muito seco, está muito quente, como eu digo na música ‘um sol de matar’, aí eles ‘papocam flores’, e traz exatamente essa lição de sempre renascer”, reflete.

Veja a música:

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: