5 de julho de 2025

Você é o produto: como se vender no mercado de trabalho?

Lucy Brandão

Jornalista
Publicado em 23/08/2022 11:00

Compartilhe:

Pergunte-se sempre se você é o melhor produto do mercado. (Foto: Pixabay)

Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br

Fazendo uso comparativo da palavra mercado, vamos imaginar o que você, trabalhador, tem em comum com um produto à venda na prateleira de uma loja.

Nessa analogia, o cliente é o contratante e ele tem à disposição diversas opções, marcas e modelos de um mesmo produto. Além dos atributos, ele compara preço, condições de pagamento, vantagens em curto e longo prazo, entre tantas outras observações a serem feitas no momento da escolha.

A pergunta mais importante aqui é: você se compraria? Pergunte-se sempre se você é o melhor produto do mercado ou pelo menos se está em pé de igualdade com os melhores.

Se a resposta for não, está na hora de pensar na sua carreira com o mesmo planejamento de um fabricante.

São milhares de produtos a disposição do cliente. Então, o que fazer para ser comprado?

Aqui vão algumas dicas:

– Invista em qualidade – para conquistar o cliente/contratante você precisa ter os melhores atributos, atender aos requisitos que ele procura. Ninguém quer comprar uma TV ultrapassada, a busca é pelo modelo com mais funções, mais vantagens;

– Sua marca importa – a imagem que você constrói no mercado é um diferencial competitivo. Mantenha ela forte como a da Coca-cola;

– A embalagem vende – como está sua imagem pessoal? Você realmente transmite a mensagem que deseja que o contratante entenda? Não é a toa que os fabricantes investem numa bela embalagem para o produto. Claro que ela por si não basta, mas quem nunca julgou o produto pela embalagem bonita?

– Ainda falta o teste do dia a dia e oferecer garantia estendida grátis – nada do que dissemos antes vai segurar você no emprego. O teste do dia a dia exige que o produto realmente atenda às necessidades do cliente em longo prazo. Afinal, produtos podem ser devolvidos. Seja eficiente na entrega das funcionalidades que você prometeu.

E se der defeito? Problemas existem em qualquer ambiente de trabalho, o mais importante é ser flexível a eles e buscar uma forma de reparar. Quando o produto é realmente bom, não vai precisar nem acionar a garantia estendida.

 

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: