30 de julho de 2025

Uso de máscaras deixa de ser obrigatório no Piauí exceto em hospitais e transporte coletivo

Redação

Publicado em 24/08/2022 19:27

Compartilhe:

Foto: Pixabay

Um novo decreto assinado pela governadora Regina Sousa estabelece o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, abertos e semiabertos no Piauí e foi divulgado nesta quarta-feira (24) no Diário Oficial do Piauí.

O documento que segue as orientações do Comitê de Operações Emergenciais (COE), e apesar das flexibilizações, o uso da máscara continua sendo obrigatório em hospitais e transporte coletivo e a orientação para que idosos e imunossuprimidos possam manter a utilização.

O uso de máscara é obrigatório em:

  • Unidades/consultórios/estabelecimento assistenciais
    de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou
    internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e
    visitantes);
  •  Transportes coletivos, públicos ou privados,
    rodoviário ou ferroviário (trabalhadores e passageiros/usuários),
    assim como táxis e transportes por aplicativos;
  •  Qualquer espaço, para idosos, gestantes e
    imunossuprimidos

 

A decisão pela flexibilização do uso de máscaras advém da queda nos índices epidemiológicos do Piauí. Os indices de monitoramento mostram que a taxa de positividade para Covid-19 por RT-PCR, exame realizado pelo LACEN-PI, reduziu
para 7,89% na 33ª semana epidemiológica, mas permanece acima dos 5%, valor que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano indica para uma situação de controle da pandemia

Os números de internações também apresentaram uma queda, junto com a taxa de transmissibilidade, que saiu de 0,90 para 0,73. “Nos embasamos nos últimos dados de internação e taxa de transmissão para enviar este documento à governadora. Assim que o decreto estiver pronto vamos está liberando o uso de máscaras em ambientes fechados”, disse o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: