Wesley Igor Gomes*
wesleygomes@tvclube.com.br
Um estudante da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) foi detido e conduzido, nesta quinta-feira (25), pela Polícia Militar (PM) e agentes de segurança da instituição após denúncia de depredação de patrimônio público. A queixa contra o rapaz é referente a um banco de concreto em que ele fez desenhos.
Durante uma aula, policiais, acompanhados de vigilantes da universidade, entraram na sala e abordaram o aluno, que cursa Psicologia. Em seguida, ele foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal (PF), onde prestou depoimento.
A PF, por meio de uma nota (completa no final da matéria), informou que, por se tratar de um crime considerado de menor potencial ofensivo (art. 65 da Lei 9.605/98), foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O universitário vai responder pelo crime em liberdade, enquanto aguarda sentença da Justiça Criminal.
Protestos
A forma como o estudante foi abordado pelos agentes gerou bastante comoção entre os alunos da instituição, especialmente os que presenciaram o momento. Vídeos mostrando a ação começaram a ser compartilhados nas redes sociais.
O Centro Acadêmico do curso de Psicologia (Capsi), da UFDPar, emitiu uma nota repudiando o ocorrido e evidenciando que a situação configurava racismo, pois o aluno é negro.
“Acaba de ocorrer um caso claro e ABSURDO de RACISMO dentro de um órgão federal e tudo a mando da própria UFDPar que, inclusive, se recusa a se comunicar para resolver a situação de maneira interna e diplomática”, diz um trecho do comunicado.

O centro também organizou, por volta do meio-dia, manifestações pela universidade e na frente da Polícia Federal. Um dos cartazes feito por estudantes continha a frase “polícia invade sala e tenta algemar aluno a mando do interventor racista”.
No fim da tarde, a Universidade divulgou uma nota de esclarecimento e informou haverem pichações na UFDPar e que após apuração através de câmeras de monitoramento, identificou o autor da infração e acionou a Polícia Militar.
Confira nota da UFDPar
Na manhã desta quinta-feira (25/08) após avistamento de um novo ato de pichação em um equipamento público pela equipe de agentes de segurança da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) sem autorização prévia pelo setor responsável, prática que constitui infração penal por crime ambiental, previsto no Art. 65 da lei federal nº 9605/98, a divisão de Segurança cumprindo o protocolo de apuração por meio de captura de imagem por vídeo monitoramento, após testemunha presencial do ato levando a identificação imediata de um aluno como autor da infração, e também como possível praticante de outras pichações realizadas recentemente em outros espaços que passaram por reforma e manutenção.
Diante do flagrante delito, a polícia militar foi acionada e acompanhou o aluno à sede da delegacia da Polícia Federal de Parnaíba, por se tratar de um bem público de autarquia federal. Na ocasião foram colhidos depoimentos das testemunhas e dos agentes públicos, além da confissão expressa pelo autor do fato com a entrega dos elementos probatórios ao delegado de polícia, sendo liberado após a assinatura de um termo circunstanciado de ocorrência.
A instituição reafirma ainda que qualquer ato que lese o patrimônio público será avaliado e que apoia as práticas de expressões artísticas e culturais, assim como dispõe de espaços no campus para essas práticas mediante autorização prévia do setor responsável, e que repudia qualquer prática abusiva e racista de seus servidores.
Nota da Polícia Federal
A Polícia Federal informa que, na manhã desta quinta-feira (25/08), um aluno da Universidade Federal Delta do Parnaíba – UFDPar, foi conduzido pela Polícia Militar e por agentes de segurança da instituição de ensino para a Delegacia da Polícia Federal em Parnaíba/PI acusado de pichar as dependências da Universidade.
Por se tratar de crime considerado de menor potencial ofensivo (art. 65 da Lei 9.605/98), foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá a processo em liberdade, aguardando sentença da Justiça Criminal.
*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!