21 de dezembro de 2025

Piauí já registrou 12 óbitos por dengue em 2022; notificações aumentaram 677%

Atualizado em 29/08/2022 17:45

Compartilhe:

Aedes aegypti. (Foto: Reprodução/Freepik)

Em novo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou que já foram registrados 12 óbitos causados pela dengue no Piauí em 2022. As mortes foram registradas em quatro municípios.

O boletim mostra que foram 23.956 casos notificados em 207 municípios do estado desde o início do ano, enquanto que em 2021 foram 3.083 notificações distribuídas em 106 cidades piauienses, representando um aumento de 677% na quantidade de notificações efetuadas pelos municípios.

Ocimar Alencar, supervisor de entomologia da Sesapi destaca que o aumento registrado no boletim mostra que 2022 vem tendo um grande número de notificações quando comparado ao ano passado, mas que ao comparar os registros ao passar das semanas, é perceptível uma dinâmica diferente.

“Percebemos que desde a última semana de abril, 17ª semana epidemiológica, o número de notificações nos sistemas de informação vem reduzindo cada vez mais, o aumento que registramos é comparado aos registros do ano passado. Essa redução de notificações mostra que os casos devem continuar caindo. Para isso, além das ações do poder público, precisamos que a população continue ajudando no enfrentamento ao mosquito transmissor”, explica o supervisor.

Novo Santo Antônio, Wall Ferraz, Massapê do Piauí, Antônio Almeida e Patos do Piauí são os municípios que registraram a maior incidência de casos da 1ª semana epidemiológica até a 33ª semana epidemiológica.

O boletim apresenta também os dados de zika vírus notificados este ano de 2022. Segundo os números, o estado apresenta uma redução de 15,4% em relação ao mesmo período de 2021. São 11 notificações em quatro municípios em comparação a 13 notificações em sete municípios registrados em 2021. Não houve registro de óbitos em 2021 ou 2022 por zika vírus.

A respeito dos dados de chikungunya, o boletim mostra que o estado teve aumento em relação às notificações de casos do ano passado. São 8.539 notificações em 146 municípios em 2022, comparadas a 214 notificações em 28 municípios no ano de 2021, totalizando assim um aumento de 3.890,2% em relação ao ano passado.

Vila Nova do Piauí, Simplício Mendes, Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí e Picos são os cinco municípios do estado que apresentam a maior incidência de casos de chikungunya por 100 mil habitantes. Em 2022, o estado já registrou três óbitos pela doença em dois municípios, Jaicós e Teresina.

O secretário estadual da Saúde, Neris Júnior, reforça a importância da população continuar com as medidas de prevenção ao surgimento de novos criadouros dos mosquitos.

“Estamos analisando e mantendo contato com nossas cidades para tomarmos as melhores medidas e estratégias para reduzir os casos de dengue e chikungunya, nesse trabalho, o apoio da população é essencial, uma vez que a literatura mostra que mais de 70 % dos criadouros são identificados em ambientes domésticos, sendo assim, a limpeza de nossas casas é uma das melhores formas de combate ao mosquito”, reforça o secretário.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: