
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
Cinco estudantes do curso de direito da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) de Picos, na cidade de Picos, no Sul do Piauí, tiveram seus trabalhos aceitos para serem apresentados no evento internacional Historical Materialism, organizado pela Faculty of Law and Social Sciences (SOAS) da University of London, em Londres. O evento será entre os dias 10 e 13 de novembro.
Os alunos são do primeiro e segundo períodos do curso e conheceram a professora substituta Amélia Maciel na disciplina de Economia Política. A professora conta que os assuntos da disciplina foram criando uma base muito forte para o desenvolvimento dos estudos sobre o país. Ao final do semestre, “sem valer nota”, a professora informou os alunos sobre o evento internacional e a oportunidade de participar.
Em reunião com seis alunos, três apresentações foram esquematizadas. Com a desistência de um deles, apenas dois trabalhos restaram. Ambos aprovados com sucesso pela Universidade de Londres. Agora o que faltava era o dinheiro. Pedindo doações online, a professora conta que a mobilização ainda está fraca. “Começaram ontem e ainda estão bem fraquinhas. Conseguimos uma doação bem pequena”.
Nas redes sociais a professora publicou a convocação via email da Universidade de Londres com o pedido de ajuda financeira:
Trabalhos aprovados
Os trabalhos são resultados de estudos e pesquisas na matéria de Economia Política. Uma das obras é intitulada “The violent capital accumulation by dispossession in the Brazilian Amazon” (A violenta acumulação de capital por desapropriação na Amazônia brasileira), elaborado pela professora com os alunos Luis Henrique de Sousa e Mychelly Rayanny de Sousa Rocha. A obra trata dos impactos econômicos e ambientais causados pela destruição da Amazônia.
O outro trabalho tem como título “The impacts of the war between Russia and Ukraine on the Brazilian working class: Imperialism as a surplus value transfer mechanism” (Os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia sobre a classe trabalhadora brasileira: o imperialismo como mecanismo de transferência de mais-valia), escrito também em coautoria com a professora Amélia e os alunos Francisco de Assis de Oliveira Santos, Brena Veloso Melo e Guilherme Isidorio da Rocha Abreu. Este trata do impacto econômico das oscilações de preços da gasolina.
Condições financeiras
Amélia conta que o evento tem uma importância gigantesca para o crescimento e o currículo dos alunos. Além disso, a Uespi ganha pontos, com nome em eventos internacionais. “Os estudantes estão muito empolgados. Estamos primeiro subindo essa campanha de doações, fazendo rifas e indo atrás de fomentos”, afirma.
Para poder participar e expor à comunidade científica internacional as suas pesquisas, os alunos precisam de auxílio financeiro. Por isso, com o apoio da professora, os alunos pedem ajuda da comunidade para participar da conferência. Os resultados dos estudos e pesquisas científicas poderão ser apresentados com visibilidade internacional, o que proporciona um destaque sobre a produção científica gerada pela Universidade Estadual do Piauí de Picos.
“Nossa participação poderá fomentar o diálogo com outros pesquisadores de diversas nacionalidades que estarão presentes nessa conferência internacional, oportunizando atualização de conhecimentos, incorporação de novos modos de pesquisa por nós, pesquisadores brasileiros piauienses, bem como ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas com pesquisadores que atuam no exterior”, disse Amélia Coelho.
Para ajudar os alunos, você pode doar através do PIX pelo o e-mail da professora Amélia: ameliarodrigues@pcs.uespi.br
*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.