4 de julho de 2025

Covid: por falta de vacina, Teresina suspende 1ª dose em crianças

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 20/09/2022 20:00

Compartilhe:

Vacinas Covid-19 – Coronavac Butantan, Foto: Myke Sena/MS

Está suspensa a aplicação da primeira dose da vacina CoronaVac – contra a Covid – em crianças de 3 e 4 anos em Teresina, devido à falta dessa vacina.

A informação foi divulgada na segunda-feira (19)  pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em comunicado nas redes sociais.

Segundo a FMS, a suspensão acontece apenas na aplicação da primeira dose. A segunda dose está garantida para quem já iniciou o ciclo de imunização.

Para esse público-alvo, são aplicadas apenas a primeira e a segunda dose, não sendo necessária, até o momento, a dose de reforço (3ª dose).

“O esquema vacinal infantil (até 11 anos) é composta de 1° e 2° doses. A dose de reforço (3ª dose) é somente para quem tem 12 anos ou mais”, explica.

De acordo com a FMS, o Ministério da Saúde, responsável por distribuir as vacinas aos estados, não enviou novos lotes de imunizante, interrompendo a continuidade do calendário vacinal.

No dia 28 de agosto, a  FMS iniciou a vacinação em crianças de 3 e 4 anos em Teresina, após envio das vacinas pelo Ministério da Saúde à Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

A Sesapi recebe os lotes e distribui aos municípios, que são responsáveis pela aplicação das vacinas.  A Sesapi ressaltou  que também aguarda novos lotes chegarem ao estado.

Reabastecimento 

Ao Portal ClubeNews, o Ministério da Saúde informou que já recebeu do Instituto Butantan “1 milhão de doses da vacina Coronavac. Após os trâmites logísticos e liberação pelo controle de qualidade, as doses serão distribuídas a todos os estados e Distrito Federal”.

 

VEJA COMUNICADO 

Comunicado FMS

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: