
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
Índices do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desta terça-feira (20), apontam a cidade de Piripiri, no Norte do Piauí, liderando o ranking de maior temperatura do país, com 40,3°C. A cidade também lidera o ranking de menor umidade do ar, com apenas 11%.
O instituto já havia alertado para o risco eminente da situação climática, que pode provocar problemas à saúde e facilitar o início de incêndios em áreas de vegetação seca, como o tropical semiárido da caatinga piauiense. Outras seis cidades piauienses também entraram no ranking das vinte maiores temperaturas do Brasil registradas.
O alerta do Inmet indicava que a umidade do ar poderia alcançar os 12% em algumas cidades do estado, mas Piripiri chegou aos 11%. Esse nível, abaixo de 12%, representa estado de emergência para a região por se comparar ao clima do deserto.
A Defesa Civil pode, neste caso, decretar estado de emergência para o município, além de orientar a população para evitar atividades ao ar livre e a queima de quaisquer materiais. Outra recomendação é ingestão de muito líquido. Tais medidas já foram recomendadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piaui (Semar).
Ao mesmo tempo que a umidade já representa um grande alerta, a temperatura de Piripiri alcança os 40,3°C – maior temperatura registrada no país até o momento. A cidade e o estado do Piauí devem manter o alerta e cuidados à população quanto aos riscos do clima.
Cuidados
O Portal ClubeNews lista uma série de matérias sobre os cuidados com a saúde e o bem-estar durante o B-R-O-BRÓ – período mais quente do ano no Piauí. Confira:
B-R-O-BRÓ: dermatologista alerta para riscos e indica proteção contra sol
B-R-O-Bró: nutricionista indica consumo de alimentos ricos em líquidos durante período
Mês de setembro terá predominância de tempo seco e altas temperaturas
B-R-O-BRÓ: Corpo de Bombeiros faz alerta para medidas de segurança durante banho de rio
“B-R-O bró vai ser mais quente este ano”, diz climatologista
Os dados oficiais do Inmet sobre a temperatura e a umidade do ar podem ser encontrados clicando nestes links.
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.