Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
Alunos e uma professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foram trancados e assaltados em uma sala durante aula nesta quinta-feira (23) por volta das 21h. A turma, do curso de Pedagogia, acompanhava uma aula ministrada pela docente Josênia Lima Portela, no Centro de Ciências da Educação (CCE), quando um desconhecido entrou na sala anunciando o assalto. A universidade em conhecimento do caso anuncia reforço policial e monitoramento das entradas.
Um aluno, que prefere não se identificar, conta que os estudantes pensavam ser a divulgação de algum evento ou venda, mas ficaram surpresos quando o rapaz anunciou o assalto. “O cara entrou na sala, olhou para todo mundo e não falou nada”, disse. Logo o assaltante ordenou que todos ficassem em silêncio e abaixassem a cabeça.
A porta da sala foi trancada com um cadeado. Enquanto o criminoso vigiava a porta, ele forçou a professora a recolher os pertences dos alunos para ele. Outro aluno conta que ele não chegou a roubar todos da sala.
“Acho que ele ficou nervoso, não sei, porque ele não fez um arrastão. Ele não levou o notebook da professora que estava aberto sobre a mesa, não levou outros celulares que estavam na mesa. Só coletou alguns e foi embora”. Angustiado, ele comenta que “a sensação de impotência é muito grande. A gente não consegue fazer nada”

Ao sair, o assaltante ordenou que deixassem a sala apenas meia hora depois. Assim que ele saiu, os alunos bloquearam a porta com uma mesa e acionaram a Polícia Militar por celulares. O pai de uma estudante chegou primeiro no local e identificou que a porta havia sido trancada pelo lado de fora pelo criminoso.
A Polícia Militar, que esteve no local, pediu que a equipe de reportagem entrasse em contato com a direção da UFPI. Já a Polícia Federal informou que ainda não foi acionada para a ocorrência. O Portal ClubeNews entrou em contato com a assessoria de comunicação da Ufpi para esclarecimentos.
A UFPI informa que solidariza com as vítimas e que a segurança será reforçada com agentes e câmeras de vigilância, além de manter contato com o Governo e órgãos competentes.
Nota completa:
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informa que mantém ações permanentes para garantir a segurança da comunidade acadêmica, não medindo esforços nesse sentido. No campus de Teresina, a Coordenadoria de Segurança e Vigilância atua com quase 200 profissionais, entre vigilantes desarmados e armados, efetivos e terceirizados. Em horários de pico, as ações se intensificam com duas viaturas e três motos que fazem rondas no campus.
Além disso, são realizadas rondas frequentes por viaturas da Polícia Militar, parceria sempre valorizada pela atual gestão da Universidade. A limpeza de espaços e vias e a manutenção da iluminação se somam às ações voltadas ao conforto e segurança da comunidade acadêmica.
A UFPI lamenta o ocorrido no Centro de Ciências da Educação (CCE) e se solidariza com seus professores, estudantes e servidores técnico-administrativos, ao tempo em que reafirma o compromisso em permanecer atuando em prol do bem-estar de seus públicos.
Nesse sentido, providências já estão sendo adotadas, com medidas como: reforço das atividades de segurança no campus; instalação de um número maior de câmeras na Universidade; intensificação no monitoramento das entradas de acesso às unidades de ensino; interlocução com o Governo do Estado e órgãos competentes, a exemplo da Polícia Militar.
Como espaço democrático e sendo o Campus Ministro Petrônio Portella cortado por várias vias de uso público na cidade de Teresina, a UFPI esclarece que as medidas adotadas respeitam esse contexto, valorizando o diálogo com as esferas representativas na Instituição e trabalhando em atuação conjunta com os órgãos do setor de segurança no Estado.
LEIA MAIS:
Estudantes denunciam “onda de assaltos” na UFPI e contam mais de 40 celulares roubados
“Depois do assalto, veio aquele momento de raiva e tristeza”, diz aluno vítima de arrastão na UFPI
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!