30 de julho de 2025

Piauí recebeu maior Kite Trip do mundo no Delta do Parnaíba

Thálef Santos

Publicado em 01/10/2022 14:00

Compartilhe:

Foto: Ascom Iron Macho

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

A maior Kite Trip – um percurso não competitivo, viajado com a prática do esporte kitesurf – teve sua oitava edição nesta semana com passagem pelo Desta do Parnaíba, no Piauí. Denominada Iron Macho, a viagem de mais de mil quilômetros partiu do Ceará com destino final no Maranhão nesta sexta-feira (30). Foram 134 atletas da modalidade masculina, 17 países, 55 pousadas de hospedagem e uma equipe de produção de 40 pessoas para segurança e enfermaria na terra e no mar.

O percurso teve início no dia 25 de setembro na praia de Tambaba, na Paraíba, onde avançaram 40 quilômetros até a praia de Camaratuba. Em seguida, os atletas alcançam ao Delta do Parnaíba, também conhecido como Delta das Américas, no Piauí; depois, Tutóia, Ilha de Santana e São Luís, onde a aventura se encerra, no Maranhão. O CEO do evento explica o sucesso da viagem esportiva que se dá pela formação dos ventos nesta região do país.

“E imaginar que começamos tudo isso há quase 10 anos com o percurso de apenas 300 quilômetros e somente  dois competidores de Portugal e sem condições nenhuma perto da estrutura que temos hoje. No Nordeste brasileiro somos abençoados pelos ventos alísios, que deslocam-se em obediência ao efeito coriólis (força causada pelo movimento de rotação), que faz com que os ventos do norte desloquem-se no sentido leste-oeste e os ventos do sul no sentido oeste-leste, garantindo muito tempo de ventos e temperatura propícia ao esporte do Kitsurf. Não à toa, os europeus vem para o Nordeste desfrutar desse privilégio”, destaca Antônio Marques Filho, CEO do Iron Macho.

Foto: Ascom Iron Macho

EMOÇÃO SEM COMPETIÇÃO

A maior Kite Trip do mundo contou com participantes dos Estados Unidos, Holanda, Canadá, Alemanha, França, Itália, Austrália, Peru, Portugal entre outros países. Segundo a assessoria, o evento tem o intuito de levar aos inscritos uma experiência de aventura, desafios, coletividade, turismo em família e respeito ao meio ambiente.

“Todos estão ali pra sentir a brisa do mar, o vento, as ondas, compartilhando com o colega do lado o desafio de atingir aquela meta, aquele percurso. Como não há vencedores, só existe realizações, o espírito de aventura que queremos preservar no que já é o maior evento de Kite Trip em extensão do mundo”, destaca Marques Filho, CEO do Iron Macho.

Foto: Ascom Iron Macho

Além dos atletas inscritos, a austríaca Stella Tehani, que participou da última edição “Iron Divas”, repetiu o desafio de percorrer 1.600 km, viajando da praia de Tambaba (PB) no dia 5 de setembro e chegando dia 30 de setembro em São Luís (MA). Outra mulher nesse percurso foi Kathryn Dudley, do Reino Unido.

IRON MACHO

De acordo com a organização do Iron Macho e Iron Divas, o evento é um convite à valorização e preservação das belezas naturais do Nordeste: praia, mar, cultural local, costumes, comunidade, economia que movimenta vários setores, gastronomia, hospedagens e o turismo sustentável.

“Temos todo o apoio, estrutura, logística, equipes médicas, instrutores de kite, produtores, tudo para garantir a qualidade e a segurança da programação. Tudo alinhado com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU). Uma das principais ações é a promoção da limpeza das praias”, explicou Marques Filho.

Foto: Ascom Iron Macho

O projeto já mantém uma escola de kitesurf na praia de Jericoacoara/CE, onde jovens recebem treinamento e lidam também com temas como empreendedorismo, gestão de negócios, turismo sustentável e de aventura entre outros.

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: