
Mesmo com o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação na sexta-feira (30), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a aplicação das vacinas contra a poliomielite e de multivacinação para crianças e adolescentes vão continuar em Teresina.
Em Teresina, a previsão é vacinar 44 mil crianças contra a pólio, na faixa etária de 1 a 4 anos. A cobertura estava em 50,79% até o dia 24 de setembro, conforme sistema do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde prorrogou por duas vezes a campanha, que se iniciou em 8 de agosto e tinha previsão de término em 9 de setembro.
Doenças que antes causavam milhares de vítimas no passado, como varíola e poliomielite, foram eliminadas com a vacinação. O registro do último caso de poliomielite no Brasil foi em 1989.
Recentemente, autoridades em saúde alertaram para o risco do retorno da doença devido à baixa cobertura vacinal das crianças.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, reforça para os pais e responsáveis por crianças e adolescentes que eles deve, procurarem as salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde. “As vacinas continuarão disponíveis e só com a elevada cobertura vacinal que todos continuaremos protegidos”, diz.
Casos de poliomielite
Até meados de 1980, a poliomielite causava paralisia em quase 100 crianças por dia no planeta, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Somente no Brasil, foram registrados quase 27 mil casos da doença entre 1968 e 1989, ano da última notificação no país. Em 1994, as Américas receberam o certificado de eliminação da doença.
Porém, há alguns anos o Ministério da Saúde vem alertando para um possível retorno da doença por conta dos baixos índices de vacinação. Em 2021, menos de 70% do público alvo estava com as doses em dia, frente aos mais de 98% em 2015.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.