28 de julho de 2025

Encontro ou golpe? Vítimas relatam ameaças e agressões após usar apps de namoro

Thálef Santos

Publicado em 15/10/2022 20:45

Compartilhe:

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

O “golpe do amor” ou “golpe do encontro”  por meio das redes sociais em Teresina (e outras cidades) começa com um simples flerte e pode acabar em ameaça de morte. Nesse golpe, o criminoso usa sites de relacionamento ou aplicativos populares entre grupos LGBTQIAP+ para escolher a futura vítima.

Uma pessoa, que prefere não ser identificada, foi alvo de um dos golpistas na capital piauiense. Ela conta que confiou no golpista porque ele mantinha perfis abertos nas redes sociais.

“A gente se sente um pouco seguro pelo fato dele mostrar fotos, tanto no aplicativo como nas redes sociais. Você não imagina que uma pessoa com quase 20 mil seguidores pode fazer algum mal para você. E, também, pelo fato da relação com outras pessoas; na própria rede social, a gente pode ver várias pessoas que são amigos em comum”, conta a vítima.

Em determinados momentos do encontro, o golpista usa constatemente o celular para criar vídeos e fotos intimitadoras. Isso seria uma tentativa de criar provas para subornar a vítima.

“Você percebe ele mexendo no celular o tempo inteiro como se fosse algo pessoal, mas, na verdade, quando você se dá conta, ele já tem feito vídeo e foto, como se fosse uma maneira de te inibir mesmo, para que você não possa denunciar”, explica.

Vítima de golpista prefere não se identificar – Foto: arquivo ClubeNews

As ameaças 

Com as desconfianças das vítimas, surgem as ameaças. A vítima conta que em tom de brincadeira o autor fazia ameaças até de morte. “Quando você descobre do que a pessoa é capaz, você vê o fundo de verdade que tem sobre isso”. A violência física, logo no primeiro encontro, também parece ser característico do mesmo autor, como relata outra vítima, que também prefere não ser identificada.

“Ele, insistentemente, se prontificava a se encontrar comigo. Aos poucos, fui descobrindo quem ele era, que ele é um psicopata, muito perigoso, durante o próprio encontro. Ele me amarrou, rolou a questão da violência sexual, e também ameaça com faca. Ele usou uma faca da minha residência para me ameaçar de morte, disse que ia me picotar”, disse a outra vítima.

A Polícia Civil do Piauí informou que o suspeito de aplicar este golpe já é investigado e existem vários boletins de ocorrência contra ele.

A comunidade envolvida em sites e aplicativos de relacionamento deve manter cuidado e desconfiar ao entrar em contato com os desconhecidos, ressalta a Polícia Civil do Piauí. Qualquer conduta suspeita deve ser identificada como um sinal de prevenção e alerta.

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsAppou Telegram.

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias