
O secretário estadual de Defesa Civil, José Augusto Nunes, confirmou que 44 municípios estão em situação de emergência devido à seca no Piauí. Ele destaca que a falta de água é ainda mais grave nas zonas rurais dessas cidades.
O governo estadual presta apoio a essas famílias com o envio de carros-pipa para minimizar os efeitos da estiagem e manter a população com acesso à água. Para José Augusto, a solução mais promissora para resolver o problema de estiagem é com adutora. Além da perfuração de poços para alcançar o subsolo com água de qualidade.
“Nós estamos, nesse momento, com 119 carros-pipa distribuídos em 36 municípios. A nossa meta é chegarmos em todos os municípios que estão em necessidade de emergência; lógico, com cuidado e responsabilidade por se tratar de um ano eleitoral, observando as recomendações do PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e do Ministério Público”, acrescenta o secretário.
“O projeto do governo é conviver com o semiárido. A população deve ser beneficiada com aquilo que a lei prevê”, diz o secretário, citando, por exemplo, as linhas de crédito para pequenas irrigações.
O secretário esclarece que não existe um número exato de famílias beneficiadas com os carros-pipa, pois esse é um quantitativo dinâmico. “Sempre há famílias chegando, famílias saindo, pelo dinamismo da chuva e pela ampliação do decreto de emergência”.
Entre as cidades que sofrem com a seca, o secretário destacou a situação da cidade de Jaicós, que é abastecida por um açude que secou porque não choveu o suficiente para enchê-lo.
“O Estado, através da Defesa Civil, fez um projeto captando a água da barragem Poço de Marruá (em Patos do Piauí) no ano de 2023 e resolver o problema em Jaicós”.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.