
O Terminal Rodoviário de Teresina, localizado na zona Sul da cidade, teve uma manhã de intensa movimentação de passageiros, nesta sexta-feira (28), com a entrega das passagens gratuitas à população, que vai precisar viajar para exercer o direito do voto no segundo turno das eleições. No entanto, houve reclamações quanto à demora no atendimento e formação de longas filas.
A estudante Eliane Paracampos Boeiro contou que chegou ao local por volta das 6h30 e recebeu uma senha. Mas, até às 9h, a estudante ainda não havia sido atendida. “Fizeram três filas agora pouco, mas tá uma bagunça, desorganizado”, afirmou Eliane.
O diretor da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), Vitorino Tavares, explicou que a lentidão no atendimento foi provocada pelo horário de funcionamento de cada empresa de ônibus, já que alguns guichês começam a funcionar a partir das 7h.
“A fila é natural, porque o movimento é mais intenso nesse momento, mas com certeza nós iremos fazer todos os esforços no sentido de que as pessoas consigam fazer a sua viagem para exercer a sua cidadania no dia 30 de outubro”, garantiu.
No local, estiveram presentes agentes da Setrans para auxiliar as pessoas quanto ao acesso aos tickets gratuitos.

Como receber o ticket?
Vitorino Tavares explicou que será necessária a apresentação de documento que comprove o local de votação em outra cidade. Após a votação, para retornar a Teresina, os eleitores precisarão apresentar o comprovante de votação.
“A pessoa irá receber o ticket de ida e volta, observando que, para ter direito ao retorno, o eleitor terá que levar o comprovante de votação, então para confirmar que a pessoa usou a gratuidade realmente para votar, ela só obterá o retorno ao município de origem com essa confirmação”, explicou.
Passe livre
O transporte gratuito intermunicipal foi assegurado aos eleitores piauienses que têm domicílio eleitoral em outra cidade do estado, por meio do decreto Nº 21.566/2022, do Governo Estadual.
Todas as empresas concessionárias e permissionárias, como ônibus escolares, inclusive transporte alternativo, estarão disponíveis para ir e vir do seu domicílio eleitoral e dele retornar entre as 4h (quatro horas) da manhã do dia 29 de outubro (sábado) e as 12h (doze horas) do dia 31 de outubro de 2022 (segunda-feira), conforme autorização do Supremo Tribunal Federal, para assegurar o pleno exercício do direito ao voto.
Cidades contempladas
O serviço de transporte gratuito será disponibilizado a passageiros da região semi-urbana do estado (descolamento na Grande Teresina – área até 100 km de distância no entorno da capital) durante todo o dia 30 de outubro de 2022. Os passageiros que se deslocarem para esses municípios devem embarcar e retornar para a capital no mesmo dia.
Segundo o diretor de transportes da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), Vitorino Tavares, para cidades fora do entorno de Teresina, os passageiros podem embarcar na madrugada de sábado e devem retornar até segunda-feira.
“No caso dos convencionais rodoviários, que vão para as cidades mais distantes, a partir das 4h da manhã do sábado (29) o cidadão poderá pegar os ônibus que irão se deslocar para essa cidade e tem até meio-dia do dia 31 (segunda-feira) para voltar”, disse Vitorino.
LEIA TAMBÉM:
Votação no interior: saiba como solicitar passagem gratuita no dia das eleições
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
