25 de agosto de 2025

Vendedores aproveitam Dia de Finados para fazer renda extra nos cemitérios

Luana Fontenele

Publicado em 02/11/2022 19:20

Compartilhe:

Vendedores autônomos aproveitam o feriado para garantir renda extra. (Foto: Luana Fontenele)

Luana Fontenele
luanafontenele@tvclube.com.br

O Dia de Finados é uma data marcada por pessoas indo aos cemitérios prestar homenagens aos seus entes queridos, com flores, velas, objetos pessoais e preces.

Sobre a entrega simbólica de presentes, o mercado informal se destaca pelos autônomos que aproveitam a data para vender produtos específicos e garantir uma renda extra.

A dona Teresinha, como é conhecida, afirma que todo feriado de Finados vai até à porta do cemitério da Vermelha, na zona Sul de Teresina, vender coroas de flores e jarros. Ela comenta que as vendas  sofreram uma redução durante o período da  pandemia da Covid-19, com a diminuição do número de visitantes.

“Eu vendo flores todos os anos no Dia de Finados e percebi que as vendas estão bem ruins. Nos outros anos, as vendas eram bem maiores e tinha mais gente visitando o cemitério”, conta a vendedora.

Com o dia nublado, algo incomum para o início de novembro que faz parte do BR-O-BRÓ, Davi Alves, vendedor de picolés e sorvete, também notou uma queda em suas vendas, mas afirma esperar que até o fim do dia consiga vender os seus produtos.

(Foto: Luana Fontenele)

“No dia de hoje eu sempre vendo muito, porém com o dia nublado e as vendas iniciaram fracas. A expectativa é que o sol apareça para que eu possa vender bem”, conta o autônomo.

Se para os vendedores de picolé e flores o dia começou com vendas fracas, para Cleide Barbosa, que há 12 anos vende velas e fósforo na porta dos cemitérios no Dia de Finados, a procura por seus produtos iniciou ainda na terça-feira (01) e continuam a todo vapor com os estoques praticamente esvaziados.

Vendedora de velas e fósforos comemora a alta nas vendas. (Foto: Luana Fontenele)

“Após a morte da minha mãe, eu fiquei sem nenhuma renda. O pessoal do cemitério, que me conhece desde pequena, me deu a ideia de vender aqui e, desde então, eu venho sempre. Graças a Deus eu me antecipo, venho um dia antes vender para os que gostam de comprar antecipado, ou vem ajeitar alguma coisa, e já no Dia de Finados eu consigo vender tudo que eu tenho”, conta

Indo um pouco na contramão dos produtos mais vendidos na data de homenagem aos que já partiram, o Luís Angêlo Soares, especialista em placas para túmulos e residências há 5 anos, aposta nesse feriado para alavancar as vendas e divulgar o seu trabalho.

“Eu faço placas para residências, ruas e para memoriais em túmulos. Nesse período de finados a procura é bem melhor, pois muitos querem realizar reformas nos jazigos e com isso buscam renovar as placas. Por isso, sempre fico por aqui nessa época para receber os pedidos de quem está precisando”, destaca

Especialista em placas, aproveita o Dia de Finados para alavancar as vendas. (Foto: Luana Fontenele)

LEIA MAIS 

“Sua mãe está aqui com você”, diz aposentada que cuida e visita túmulo do filho

Dia dos Finados: famílias lotam cemitérios para celebrar a memória dos entes queridos

*Estagiária sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: