
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
A Caixa Econômica Federal suspendeu, na noite da última terça-feira (1º), a contratação do crédito consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil. A suspensão permanece até as 7h do próximo dia 14 de novembro.
Conforme a instituição, a decisão foi motivada por um processamento da folha de pagamento do benefício. Este processo envolve, além da Caixa, o Dataprev e o Ministério da Cidadania.
A liberação do empréstimo ocorreu em 11 de outubro para os beneficiários, que enfrentavam muitos empecilhos para a contratação do serviço por meio do aplicativo Caixa Tem, além de outras reclamações, como o atraso no pagamento e a taxa extra de seguro.
O Tribunal de Contas da União (TCU) foi informado pela Caixa, em 25 de outubro, sobre o empréstimo de R$ 4,2 bilhões em consignado a 1,6 milhão de beneficiários desde o dia 10 de outubro. No dia anterior, o banco comunicou a respeito do congelamento da liberação de empréstimos nessa modalidade por 24 horas, prazo que o TCU concedeu à instituição para dar explicações sobre o consignado do Auxílio Brasil. Antes disso, a oferta do empréstimo havia sido suspensa por um período para manutenção nos sistemas do banco e da empresa de tecnologia Dataprev.
Segundo o Ministério da Cidadania, 14 instituições financeiras estão aptas para oferecer o empréstimo.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!