
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) autorizou a realização de 3 mil exames de mamografia durante toda a campanha Outubro Rosa deste ano, com o propósito de prevenir o câncer de mama e de colo de útero. Na manhã desta segunda-feira (7), o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, compareceu à sede da Fundação Maria Carvalho Santos, para entregar 1.500 exames às mulheres submetidas ao procedimento.
O presidente desta entidade, o mastologista Luiz Ayrton Santos, também esteve presente. Ele destacou que algumas mamografias apresentaram alterações e deu orientações sobre como uma alimentação adequada pode prevenir a doença.
“Desse total de 1.500 cerca de 20 exames deram alguma alteração e essas mulheres terão todo o acompanhamento para realizar o tratamento adequado. “As pessoas podem evitar alimentos que contenham conservantes, corantes e devem priorizar mais as frutas e legumes para ter melhor saúde”, disse.
Gilberto Albuquerque ressaltou o número de exames realizados durante o último mês de outubro e lembrou que as mulheres podem buscar atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nesse mês de outubro a FMS, por meio do SUS, autorizou a realização de três mil mamografias para instituições parceiras. Somente para a Fundação Maria Carvalho Santos foram 1.500 exames de mamografia para as mulheres manterem seu check-up em dia e fazer a prevenção de doenças que podem ser tratadas. Para outras instituições foram mais 1.500 mamografias com o acréscimo de 3 mil exames em nossa rede de atendimento”, pontuou.
Profissionais da saúde recomendam que mulheres a partir dos 40 anos realizem o exame de mamografia. Caso exista histórico familiar de câncer de mama, a paciente deve começar o acompanhamento médico a partir dos 30 anos.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram