28 de julho de 2025

Hospital de Teresina realiza campanha ‘Novembrinho Azul’ para crianças e adolescentes

Redação

Publicado em 07/11/2022 11:48

Compartilhe:

Entrada do Hospital em clima de festa para as crianças – Foto: arquivo ClubeNews

A campanha “Novembrinho Azul” ocorre nesta segunda-feira (7) no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), em Teresina e atende crianças e adolescentes com cirurgias urológicas das 8h às 12h. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o objetivo é promover e conscientizar a população sobre a saúde do homem desde a infância, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce das doenças urológicas.

Outros especialistas como nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas também estarão disponíveis para atendimento gratuito. As atividades no local incluem pinturas, maquiagem artística, música e lanche para as crianças. Então, além de tratar da saúde dos meninos, as mocinhas também podem se divertir na ação.

A ação surgiu pautada na lei nº 7.224 de 18 de junho de 2019, que dispõe sobre o Dia 7 de Novembro, visando prevenir os agravos externos, violência doméstica e doença específica do sexo masculino, oferecendo atendimentos a meninos de 0 a 19 anos, para serem orientados sobre doenças urológicas prevalentes na infância e adolescência, também educação sexual e vulnerabilidades aos agravos externos.

Sobre a campanha

O Novembrinho Azul iniciou em 2017, atendendo crianças e adolescentes de todo o estado do Piauí com consultas e exames. “Mas este ano vamos priorizar as cirurgias urológicas”, informa o diretor do HILP, Dr. Ribamar Bandeira.

“Além das cirurgias, os profissionais de saúde do HILP realizam gratuitamente no Hospital Infantil, das 8h às 12h, atendimentos ambulatoriais, palestras educativas, atividades recreativas, acolhimento familiar e multiprofissional por assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, dentre outros especialistas”, declara Dr. Ribamar.

A campanha incentiva o tratamento e precaução quanto às doenças que agravam a saúde gênito-urinária e, por isso, trata de assuntos como a fimose, distopia testicular, vacina contra HPV e a varicocele, além de importantes fatores de risco para doenças na vida adulta, como câncer de pênis, câncer de testículo e infertilidade masculina.

Foto; arquivo ClubeNews
Foto; arquivo ClubeNews
Hospital Infantil Lucídio Portella – Foto: MPPI

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: