
A Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF) está monitorando 56 áreas de risco, em Teresina, devido às fortes chuvas que caíram na capital nos últimos dias. Segundo o Município, há o risco de desabamentos em determinadas regiões e áreas propícias para enchentes em bairros das zonas Norte e Sul da cidade.
No início de 2022, as chuvas em Teresina deixaram mais de 700 famílias desabrigadas. Após oito meses, as pessoas reclamam de “abandono” nos abrigos, que deveriam ser temporários. A dona Francisca das Chagas Sampaio, que está abrigada em uma casa de acolhimento provisório, na zona Norte, conta que se sente abandonada no local e reclama de calor.
“Nos deixaram jogados aqui. Não dizem o que vão fazer ou não, quanto tempo vamos ficar (aqui). Estamos todos abandonados aqui, na mão de Deus. Teve gente que já voltou para os seus lugares porque nos deixaram aqui e pronto”, disse.
Algumas famílias das áreas de atenção, como a Vila Lindalma Soares, no bairro Santa Maria da Codipi, continuam no abrigo porque as últimas chuvas alagaram novamente a região onde moravam. Sâmia Nascimento, dona de casa, também reclama do valor oferecido no programa Aluguel Solidário, da Prefeitura.
“Para mim não dá. Tenho três crianças. Minha renda é só do Auxílio Brasil. Para quem sabe não é esse dinheiro todo. É muito difícil achar aluguel de R$ 300 e ainda tem que paga água, luz e alimentação”, conta Sâmia.

ALERTA PARA CHUVA
No Norte: Dandara dos Cocais e a Vila Lindalma Soares, no bairro Santa Maria da Codipi, recebem atenção especial. Já no Sul, a atenção é voltada para o bairro Santo Antônio. Até o momento, nenhuma família teve que ser retirada da sua residência e a Defesa Civil orienta a população para situações emergenciais. Muitas famílias destas regiões saíram de casa no começo deste ano para morar em abrigos disponibilizados pela Prefeitura Municipal.
“Estamos monitorando as áreas de risco que podem sofrer algum desastre natural como alagamentos, deslizamentos e outras situações ocasionadas pelas chuvas. De todas as áreas, mantemos uma atenção maior pela zona Norte, devido a região Lagoas do Norte”, informa o gerente de operações da SEMDEF, Marcos Rolf.
O gerente alerta a população para buscar locais seguros durante as chuvas fortes e lembra que a Defesa Civil pode ser acionada a qualquer momento pelo telefone de emergência 199 ou para o telefone fixo (86) 3223-7366. O atendimento via telefone é 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feriados.
Ele também informa que locais abertos ou próximos a árvores e postes devem ser evitados durante a chuva, já que podem provocar acidentes em caso de queda devido aos ventos.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
