Emanuel Pereira e Luana Fontenele*
emanuelpereira@tvclube.com.br
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o momento mais aguardado por estudantes de todo o Piauí. Após um ano de estudos e de intensa preparação, os alunos vão realizar a primeira etapa na tarde deste domingo (13).
Mais que uma prova, o ENEM é a porta de entrada para a realização dos sonhos de 83 mil piauienses, que encontraram na educação o caminho para um futuro de sucesso e prosperidade.
O Portal ClubeNews foi a alguns locais de prova em Teresina para conhecer essas histórias e saber quais são as expectativas dos inscritos para o ENEM 2022.
Gabriela e Ícaro têm 18 anos, são amigos e chegaram com bastante antecedência à escola onde vão fazer o exame. A estudante, que já terminou o ensino médio e fez a última edição do ENEM, pretende ingressar na universidade para cursar medicina veterinária ou ciências da computação.
“O ano de preparação foi bom. Eu fiz o Pré-Enem e pretendo estudar contabilidade ou medicina veterinária e, apesar do nervosismo, estou muito confiante”, afirmou.
Ícaro também já concluiu o ensino médio, mas vai fazer a prova pela primeira vez, a fim de ganhar experiência.
“Eu pretendo cursar medicina, mas sei que não me preparei tanto. Esta é a primeira vez que farei a prova e, na próxima edição, eu estarei mais preparado para conquistar a aprovação”, contou o aluno.
Quem também cria muitas expectativas são os parentes e familiares que acompanham os estudantes durante toda a fase de preparação. Maria José acompanhou a filha até o local da prova e comentou estar bastante ansiosa.
“Eu acho que estou mais ansiosa que minha própria filha. Ela se preparou para o exame e estou confiante que ela vai se sair bem. Eu vou ficar aqui até que os portões sejam fechados”, disse.
O primeiro dia do ENEM tem início às 13:30h, com provas de ciências humanas, linguagens e códigos e a tão aguardada redação.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram