
O estado do Piauí ganhou o primeiro cartório de matrícula de imóveis totalmente digital que, segundo a Corregedoria do Tribunal de Justiça, vai deixar o atendimento mais rápido e prático. O serviço já está disponível desde segunda-feira (14) e dispensa atendimento presencial do cidadão. Entretanto, atualmente, o serviço está limitado ao 7º Ofício de Registro de Imóveis: os bairros Dirceu, Renascença, Gurupi, Todos os Santos e a região entre Teresina e Altos como o Alphaville, o Parque de Exposições e zona rural.
A registradora interina do 7º Ofício, Carla Beatriz de Brandão Portela, afirma que a plataforma permite acessar informações, solicitar certidões, registrar escritura pública ou formal de partilha, carta de ajudiação e arrematação, averbação de edificação, dados pessoais ou de imóveis, através do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (Saec).
“Por exemplo: quero ver se minha matrícula está ok, então entro na Saec e visualiza. O sistema é simples de ser utilizado e acredito ser um grande avanço do registro imobiliário que vai facilitar bastante a vida de todos”, explica. O atendimento é disponível 24h por dia. As matrículas são atualizadas constantemente e de forma segura aos usuários do sistema. “Não se preocupe. O sistema é bastante seguro. Não tem perigo de perder dados”, avisa Carla Beatriz.
Ela também lembra que instituições financeiras podem notificar as pessoas através do sistema. A digitalização dos documentos também feita pelo próprio usuário por um scanner ou imagens do material requerido para o serviço desejado pelo sistema.
Para utilizar a plataforma basta acessar o site https://registradores.onr.org.br/ .
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.