
Malu Barreto e Emanuel Pereira
malubarreto@tvclube.com.br
O movimento no comércio de Teresina ainda era tímido no início da tarde desta sexta-feira (25) dia da Black Friday. Muitos comerciantes atribuíram o movimento fraco, a Copa do Mundo
O Portal Clubenews esteve em um shopping da capital e conversou com lojistas que confirmaram que estavam esperando mais vendas para a data.
Virginia Pires, gerente de uma loja de chocolates, disse que as eleições e a Copa do Mundo atrapalharam as vendas da campanha, que foi bem menor que a do ano passado. “Nosso país é de futebol, então as pessoas estão mais focadas em comprar a camisa do Brasil, em se reunir com famílias e assistir aos jogos e por isso eu acredito que em relação às compras, caíram muito”, disse.
Emanuel Pereira)
A gerente disse que ainda não sabe o percentual de queda, mas foi muito abaixo do esperado. “Nesse mesmo período do ano passado nosso estoque estava bem menor, porque as empresas fazem Chocolate oculto e não é só aqui, nas outras lojas estão do mesmo jeito, na manhã o movimento é fraca, a tarde melhora um pouco e a noite tem movimento maior”.
Uma vendedora de loja de moda praia que não quis se identificar, também disse que movimento estava fraco, mesmo colocando 60% de desconto nas peças, não está atraindo clientes. “A Copa do Mundo atrapalhou bastante, ontem no dia do jogo do Brasil, não vendi nada, mesmo com um grande desconto”, disse.
Luciana e Beatriz Miranda, mãe e filha, foram ao shopping para aproveitar os descontos, e disseram que não viu muita vantagem nas ofertas e que acharam poucos consumidores no local. “Vim atrás de vestuário, mas não vi tanta diferença, as pessoas estão focadas na Copa do mundo e gastando mais com o lazer. As vendedoras estavam comentando nas lojas que o movimento está fraco esse ano, nem pegamos fila para pagar e comprei pouca coisa”, ressaltou Luciana.
Consumidores buscam produtos voltados para o fim de ano
Vitória Soares foi ao shopping para conferir as ofertas e disse que está comprando pensando nas festas de final de ano. Ela estava em uma loja de sapatos que estava oferecendo 50% de desconto nos calçados.
“Eu nem tava pensando, mas a vendedora perguntou se eu já tinha a sandália do Reveillon e aí já estou comprando dois produtos. O desconto está muito bom”, falou a consumidora.
A gerente da loja de calçados, Eva Karine, contou que a promoção começou na quarta-feira (23) e está vendendo bem. “Nossa Black está um sucesso, estamos tendo um retorno positivo. As clientes são fieis e as rasteirinhas estão saindo bastante, principalmente para usarem na Copa. Está saindo muitas sandálias nas cores verde e amarelo, nos preparamos com um estoque para esse público”, falou.
O consumidor José Wilson aguardou a Black Friday para comprar uma TV nova e disse que não se decepcionou. “Quis comprar no dia exato da Black e estou levando minha televisão nova para assistir aos jogos da Copa. Valeu a pena esperar”, finalizou.