22 de julho de 2025

Em 14 dias, casos de Covid aumentam 304% no Piauí; Governo alerta para uso de máscara

Luana Fontenele

Publicado em 29/11/2022 17:04

Compartilhe:

(Foto: reprodução)

Luana Fontenele*
luanafontenele@tvclube.com.br

O Estado do Piauí registrou um aumento de 304% na média móvel dos últimos 14 dias de casos da Covid-19. De acordo com o Boletim Epidemiológico Semanal, o número de óbitos aumentou em 500%.

Com isso, o Governo do Estado do Piauí, seguiu a determinação do Comitê de Operações Emergências (COE) e determinou a volta do uso de máscaras em ambientes fechados, públicos ou privados.

O decreto ainda estabelece como facultativo o uso de máscaras em espaços abertos e semiabertos, com exceção de idosos e imunossuprimidos, para os quais o uso de máscaras permanece obrigatório em qualquer espaço.

“É muito importante, que a população siga também as outras medidas preventivas para barrar esse avanço da doença. Como a lavagem de mão e evitar as aglomerações, sabemos que estamos em um momento de copa do mundo, e próximo às festas de final de ano, mas é preciso está protegido também colocando o seu esquema vacinal em dia, que é fundamental para a redução das gravidades da doença e claro reduza as hospitalizações e os óbitos pela doença”, destaca o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

AUMENTO DE CASOS EM TERESINA

Na capital, o aumento registrado é de 247%, em que os casos confirmados passaram de 257 para 867 somente na última semana.

Os dados apontam que a demanda por testes RT-PCR cresceu 157%, assim como a taxa de positividade, que subiu de 13% para 29%.

As internações na rede municipal de saúde por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentou 18% também na última semana.

VACINAÇÃO

Vacinação em Teresina. (Foto: Reprodução/Governo do Estado)

O Comitê Científico defende a vacinação para reduzir o número de casos e de mortes pela doença.  Segundo relatório, “o número de pessoas salvas pelas vacinas no mundo pode chegar à casa de 20 milhões de pessoas”. Recentemente, o Piauí iniciou a vacinação de bebês a partir dos seis meses de idade.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), estima que mais de 930 mil pessoas não retornaram para tomar a primeira dose de reforço.

“Preocupada com este número alto de indivíduos, que ainda não completaram o seu esquema vacinal, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) faz um alerta à população piauiense para voltar aos pontos de vacinação e tomem todas as doses necessárias para a proteção contra as gravidades da doença”, pontuou o Governo Estadual.

 

*Estagiária sob supervisão da jornalista Malu Barreto.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: