
Emanuel Pereira
emanuelpereira@tvclube.com.br
Uma operação denominada O Mercador PI foi deflagrada nesta terça-feira (29) para reprimir o crime de lavagem de dinheiro, que decorre do contrabando de cigarros, assim como os crimes financeiros ocorridos na região da fronteira do Brasil com o Uruguai.
Ao todo, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Teresina e Francisco Santos, no Piauí, e em São Luís, no Maranhão.
Conforme a Polícia Federal, a quadrilha estabelecida no Piauí é responsável pela lavagem de dinheiro e remessa de valores a empresas sediadas no Rio Grande do Sul e no interior do Pará.
Além disso, as investigações apontam para a prática dos crimes de contrabando e descaminho, a partir do recebimento de recursos por empresas que atuam em muitos setores, como postos de combustíveis e supermercados.
Os valores foram enviados por pessoas físicas e jurídicas para vários estados brasileiros. A maioria delas não possuía identificação de origem nem atividade que pudesse justificar a remessa dos recursos às empresas suspeitas.
A ação ocorreu de maneira simultânea à Operação Mercador Fenício, da Polícia Federal na Paraíba, deflagrada em 10 de novembro, pois as investigações tiveram provas compartilhadas, mediante autorização judicial.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram