8 de julho de 2025

Operação investiga grupo que cria empresas para lavagem de dinheiro

Carlienne Carpaso

Editora
Publicado em 01/12/2022 11:41

Compartilhe:

Polícia Civil deflagra Operação Faker e cumpre mandados – Foto: Polícia Civil do Piauí

A Operação Faker, da Polícia Civil do Piauí, acontece nas cidades de Teresina, Agricolândia e Timon no Maranhão, nesta quinta-feira (1º), e cumpre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão – incluindo sequestro patrimonial – contra pessoas envolvidas em crimes de fraude documental, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Os crimes estão ligados a um escritório de contabilidade, com sede na capital piauiense.  Essa ação policial é uma parceria da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor) e do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco).

De acordo com delegado Ferdinando Martins, chefe da Delegacia de Combate à Corrupção, a investigação teria iniciado em 2020 após a polícia receber diversos documentos de pessoas físicas e empresas de Teresina criadas por esse escritório em que dívidas eram transferidas para pessoas fictícias, inexistentes.

(Foto: Lucas Marreiros/ TV Clube)

“Esse grupo criminoso conseguiu abrir contas em bancos e novas empresas, transferir patrimônios para pessoas fictícias e movimentar valores a partir de conduta de lavagem de dinheiro. Conseguimos cumprir diligências e sequestrar patrimônio desses indivíduos, que pela ordem judicial foi de 28 milhões de reais. A ordem sequestrou valores nas contas físicas e jurídicas, até das pessoas fictícias, veículo também foram apreendidos, jetski, algumas motocicletas”, conta o delegado.

Além disso, a polícia não descarta a participação de entidades como bancos, cartórios e órgãos públicos no esquema criminoso.

“A investigação mostrou que a partir dessas pessoas físicas e jurídicas falsas (cujo termo popular remete à expressão de língua inglesa ‘fakes’), o grupo conseguia movimentar quantias em dinheiro de forma dissimulada, com o objetivo de esconder seu patrimônio e causar prejuízo às reais vítimas (fisco e bancos)”.

Prisões

(Foto: reprodução)

O suspeito identificado pelas iniciais E.S.S. foi preso por conta de mandado de prisão preventiva e flagrante de posse irregular de arma de fogo com numeração suprimida, receptação qualificada de bem público, uso de documento falso e falsificação de documento público.

Outro suspeito identificado pelas iniciais A.M.S.S. também foi preso em flagrante de drogas e munições.

Os materiais apreendidos até o momento são:

Uma pistola .40 com numeração suprimida
101 Cartuchos calibre. 40
5 cédula em braço autênticas – configurando receptação de bem público
431 selos falsificados do cartório de Timon
Documentos diversos falsificados
Centenas de carimbos de empresas
12 tabletes de maconha
14968 reais apreendidos (o dinheiro ainda está em processo de contagem)
10 veículos apreendidos

Polícia Civil deflagra Operação Faker e cumpre mandados – Foto: Polícia Civil do Piauí

De acordo com o Greco, o sequestro patrimonial é no valor de R$ 28.253.726,45 (vinte e oito milhões, duzentos e cinquenta e três mil reais, setecentos e vinte e seis reais e quarenta e cinco centavos).  São cumpridos 15 mandados de busca e apreensão.

“Essa operação é resultado do desdobramento de trabalho do Greco feito ainda em abril de 2019 contra um escritório de contabilidade de Teresina, quando vários documentos falsos, cartões bancários e carimbos foram lá apreendidos”, disse a polícia.

O Greco esclarece que “os policiais civis da Deccor continuaram os trabalhos e perceberam uma forte organização criminosa atuando no Piauí e no Maranhão com fraudes documentais e lavagem de dinheiro, contando, para tanto, com potencial participação de cartórios, estabelecimentos bancários e outros entes”.

 

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias