
Renata Santos tem 39 anos, faz tratamento de câncer e tinha um sonho: conhecer o mar. Há cinco anos, ela descobriu um tumor no colo do útero e a doença já estava em estado de metástase. Atualmente, usando uma cadeira de rodas e em tratamento, ela conta a emoção de sentir o vento e a água do mar pela primeira vez, com a ajuda da equipe do hospital onde faz tratamento em Teresina.
“Estou me sentindo a mulher mais feliz, porque nunca imaginei que ainda iria conhecer o mar. Eu senti uma coisa ali que não tem explicação”, conta Renata. Ela recebe acompanhamento médico em um hospital particular de Teresina e quando a equipe profissional soube do sonho, se mobilizou para ajudá-la.
A psicóloga Renata Cardoso, uma das profissionais que idealizaram a viagem da paciente, conta como a equipe se organizou para que o sonho se transformasse em realidade.
“Quando a gente conheceu a Renata (Santos), o que nos chamou atenção foi a fala dela. Uma moça muito jovem, só tem 39 anos de idade, com seis filhos, um deles de quatro aninhos; e ela relatou que o sonho dela era conhecer o mar. Então, a gente trouxe ela para cá, para conhecer o mar e tornar o sonho dela ainda mais forte, para tomar outros rumos e contextos”, disse a psicóloga.
Para a psicóloga, a experiência foi melhor do que imaginaram. O sonho também trouxe emoção para a família da Renata. Uma das seis filhas, Glória Santos, relata: “foi muito bom porque ela sempre teve esse sonho, desde criança, e nunca teve oportunidade de ir porque ela nos teve muito cedo. Fiquei muito emocionada de ver minha mãe pela primeira vez no mar com os filhos”.
Com o sonho realizado, a paciente afirma que a vivência a impulsionou a lutar ainda mais para vencer o câncer. Me deu até mais um gás para lutar contra essa doença. Não sei nem o que estou sentindo, só sei que estou feliz demais”, finaliza Renata.



Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.