Todo ser humano vive um momento de busca por alguma coisa, mas ninguém sabe ao certo o que realmente é. Em qualquer lugar que você possa observar, existe a procura por algo: saúde mental e física, paz, convívio familiar saudável, boas amizades, melhor rendimento no trabalho ou estudo, novo emprego, estabilidade financeira, parar de procrastinar, controlar ansiedade e estresse, mudar algo que traz insatisfação, ter mais qualidade de vida?
Apesar do desejo de mudança, muitas pessoas permanecem paradas, sem tomar nenhuma iniciativa para ocasionar uma mudança real em suas vidas. A felicidade parece sempre distante. Isso acontece porque temos um olhar distorcido. Vemos a felicidade como algo distante, relacionado à conquista de questões muito grandes, longe de nós, tão pequenos.
Poucos percebem a felicidade acontecendo pouco a pouco, hoje, agora. A mudança interna começa quando percebemos os momentos felizes em pequenas coisas, por isso, devemos valorizar as pequenas felicidades que acontecem no nosso dia a dia.
Algumas vezes sentimos que está faltando algo, temos uma sensação de vazio, de insatisfação constante com a nossa vida e os rumos que estamos dando a ela. Não conseguimos identificar o que nos falta e continuamos a girar numa rotatividade em direção ao acaso, sem resolver nada e sem acrescentar nada ao nosso dia a dia, a não ser mais momentos de tensão, irritabilidade e frustração que vão prejudicando a nossa capacidade de encontrar alegrias no nosso cotidiano.
O que estou buscando na minha vida?
Será algo material ou trata-se de um ideal?
Uma posição diferenciada na minha carreira?
Sucesso na minha atuação profissional?
Melhorar minhas finanças?
A felicidade no casamento?
O futuro dos meus filhos?
Será que isso me proporcionará a minha verdadeira felicidade?
E quais os passos a serem dados para alcançá-la?
O primeiro passo é fazer uma pausa, parar para pensar sobre as coisas que você está buscando, as mudanças que você vem procurando para a sua vida. O segundo é refletir e questionar-se sobre cada uma dessas mudanças: por quê? Você deve encontrar o motivo específico que o faz buscá-las.
Vamos lembrar que ninguém pode mudar o mundo, mas podemos mudar uma pequena parcela dele e esta parcela é que chamamos de “ eu”. Só você pode mudar, os outros não podem mudar por você, por isso não podemos esperar que a vida e as pessoas mudem porque queremos, a mudança pode trazer algum desconforto no início do processo, mas ela é necessária para melhorarmos, evoluirmos e melhorar nossa qualidade de vida. Uma mudança só ocorre quando existe uma razão clara e muito forte para ela acontecer.
Uma razão legítima justifica os seus esforços e traz a disciplina e a persistência necessárias para alcançar o resultado esperado. Se você realmente deseja algo, conecte os resultados desejados com uma razão que lhe cause um forte impacto emocional. O terceiro passo é fazer mais reflexões e pensar sobre como essa mudança me fará mais feliz? O grau de esforços e sacrifícios que ela demanda é proporcional aos benefícios que ela trará? A sua felicidade já acontecerá nos primeiros momentos, quando a mudança se realizar ou num futuro incerto? Cada momento de dedicação vai valer a pena?
Tenho tempo suficiente para esperar?
Se os seus projetos não estão dando certo agora, mude. Se você tropeçou, bola para frente, vida que segue.
Se você está no caminho certo, não desista.
Continue seu percurso com muita dedicação, sem descuidar, mas com atenção plena diante dos obstáculos que podem surgir todos os dias.
É possível fazer a diferença por uma vida melhor, não sem as circunstâncias inesperadas, mas com as suas maiores conquistas.
Cuidado com a sua interpretação sobre valores, às vezes, quanto melhor é a condição financeira e social, mais forte ainda pode ser a sensação de vazio ou de lamentação.
No fundo, todos nós sabemos que, quanto mais nos é dado, mais devemos retribuir. Por isso, se possuímos uma boa situação, seja ela qual for, a nossa cobrança interna é muito maior, e também somos mais cobrados pelas outras pessoas.
Muitas pessoas acabam se deixando levar pelas dificuldades e sentem-se incapazes de superar os obstáculos no meio do caminho. Somente ao fazermos uma reflexão profunda sobre a nossa existência, descobrimos que, apesar de todos os problemas, a resposta para sentirmos uma satisfação mais plena, verdadeira, ainda continua presente dentro do nosso coração, basta fazer um esforço para visualizar melhor tudo isso; e assim mudar esse cenário, vencer na vida e encontrar a verdadeira felicidade!
⠀
⠀
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar