8 de julho de 2025

Aceitação: Uma coisa de cada vez

Kyslley Urtiga

Psicóloga
Publicado em 08/12/2022 11:00

Compartilhe:

Foto: divulgação

Precisamos aceitar cada momento como um cobertor estendido sobre um gramado, aceitando tanto a chuva quanto o sol e cada folha que cai sobre ele.

Reconheça a diferença entre o útil e o prejudicial, o seguro e o perigoso, mas não os julgue.

Reconheça seus valores, desejos e reações emocionais, mas não os julgue. Quando perceber que está julgando, não julgue seu julgar.

UMA COISA DE CADA VEZ!
Fixe-se ao agora. Esteja plenamente presente ao momento único. Faça uma coisa de cada vez.

Observe o desejo de estar parcialmente presente, de estar em outro lugar, de ir para outro lugar em sua mente, de fazer outra coisa, de fazer várias coisas ao mesmo tempo – e, então, volte a fazer uma coisa de cada vez.

Quando estiver comendo, coma.
Quando estiver caminhando, caminhe.
Quando estiver se preocupando, preocupe-se.
Quando estiver planejando, planeje.
Quando estiver se lembrando, lembre-se.

Livre-se das distrações. Se outras ações, pensamentos ou sentimentos fortes lhe distraí- rem, retorne ao que estava fazendo – repetidas vezes. Concentre sua mente.
Se você perceber que está fazendo duas coisas ao mesmo tempo, volte a fazer uma coisa de cada vez (o oposto de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo!).

Esteja plenamente consciente de seus objetivos na situação e faça o que for necessário para atingi-los. Foque no que funciona. Jogue pelas regras.
Aja da forma mais hábil que puder. Faça o que for necessário considerando a situação em que estiver – não aquela em que gostaria de estar, o que seria justo ou o que seria mais confortável.

Aceite, uma coisa de cada vez, sempre.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsAppou Telegram.

Leia também: