27 de agosto de 2025

IBGE: condição de pobreza atinge 44,7% da população piauiense

Emanuel Pereira

Publicado em 09/12/2022 16:00

Compartilhe:

Piauí apresenta crescimento da pobreza em 2021 (Foto: Agência Brasil)

O Piauí registrou um crescimento de 6,3% na condição de pobreza e, assim, atingiu 44,7% da população em 2021. Os números são da Síntese dos Indicadores Sociais 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), que analisa as condições socioeconômicas do povo brasileiro.

Veja os dados:

– No ano passado, cerca de 1,4 milhão de pessoas estava em condição de pobreza no Piauí, contra 1,2 milhão de pessoas em 2020.

– Pessoas em condição de pobreza era, aquelas que viviam, em 2021, com um rendimento domiciliar per capita de menos de R$ 486,00 mensais no Piauí, ou US$ 5,5 por dia, segundo os parâmetros do Banco Mundial para definir a condição de pobreza.

– Os valores referentes à linha de pobreza não podem ser convertidos usando a taxa de câmbio do mercado, mas referem-se ao fator de Paridade do Poder de Compra (PPC).

– O Piauí alcançou o 10.º maior indicador de pobreza no país em 2020 e passou para a 13.ª posição ano passado.

– Em 2021, o índice de pobreza do Brasil atingiu 29,4% da população e o Piauí superou este índice em 15,3 pontos percentuais.

De acordo com o IBGE, a redução dos valores e abrangência, bem como o aumento dos critérios para concessão do Auxílio Emergencial, em 2021, provavelmente tiveram impactos sobre o aumento da extrema pobreza e da pobreza neste último ano, pois os programas emergenciais de transferência de renda tiveram importante papel na redução da pobreza e desigualdade.

Além disso, a ausência de uma recuperação efetiva do mercado de trabalho em 2021 teve efeitos significativos sobre o rendimento dos domicílios, em especial dos mais pobres.

 

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: