7 de julho de 2025

Faltam obstetras e neonatologistas plantonistas na maternidade Wall Ferraz, aponta CRM-PI

Redação

Publicado em 11/12/2022 16:09

Compartilhe:

Foto: CRM

Faltam médicas obstetras e neonatologistas na Maternidade Municipal Prof. Wall Ferraz, no bairro Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina.

A ausência de profissionais na escala de plantão foi observada durante fiscalização conjunta realizada na manhã de quinta-feira (8) pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI), Ministério Público Estadual, Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito) e Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI).

“As irregularidades verificadas foram nas escalas médicas de plantonistas, nas quais faltam obstetras e neonatologistas, além de fisioterapeutas; no centro cirúrgico, faltam enfermeiros. Quanto a equipamentos, faltam incubadoras e berços de fototerapia, como mais urgentes apontados pelos médicos do plantão. A farmácia está bem abastecida”, comunicou o CRM-PI

De acordo com o CRM-PI, “os problemas vêm prejudicando o atendimento que deveria ser de qualidade à população, bem como colocando em risco o trabalho dos profissionais de saúde”.

A vistoria dos conselhos também foi acompanhada pelo promotor de Justiça Eny Pontes, do Ministério Público do Piauí.

O Portal ClubeNews entrou em contato com a assessoria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e recebeu a informação de que a FMS aguarda notificação oficial para falar sobre as problemáticas pontadas pela vistoria.

Na quinta (8), a Prefeitura de Teresina confirmou o pedido de exoneração do médico Gilberto Albuquerque da presidência da FMS e anunciou o nome da enfermeira Clara Leal para comandar o órgão. 

Foto: CRM

HOSPITAL DO MONTE CASTELO 

Também na quinta (8), as equipes vistoriaram o Hospital do Monte Castelo, na zona Sul de Teresina. “No caso do hospital do Monte Castelo, a falta de insumos compromete o trabalho dos médicos, pois faltam vários medicamentos e também soro, indispensável no tratamento de pacientes internados“.

“Porém, as escalas médicas e equipamentos estão funcionando corretamente (no Hospital do Monte Castelo). Entre os medicamentos essenciais faltam o anticoagulante Heparina, o antibiótico Cefalexina suspensão, entre vários outros tipos de antibióticos. Para o CRM-PI, essa falta de medicamentos prejudica principalmente os pacientes oncológicos”, citou.

Sobre esse hospital, a FMS afirmou, ainda ontem, que aguarda notificação para falar sobre os problemas acima citados.

SOBRE OS RELATÓRIOS DO HOSPITAL MONTE CASTELO E MATERNIDADE WALL FERRAZ

O CRM-PI esclareceu que vai concluir “os relatórios técnicos a serem enviados a todas as autoridades, incluindo diretores das duas unidades, para a FMS, para o gabinete da Prefeitura, para os órgãos de controle, como o MPE e para os demais conselhos de classe presentes”.

Foto: CRM-PI

HOSPITAL GERAL E MATERNIDADE DO BUENOS AIRES

O Hospital Geral do Buenos Aires, na zona Norte de Teresina, sofreu interdição Ética Parcial do Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI).

De acordo com o CRM-PI, a fiscalização apontou problemas que arriscam o tratamento de pacientes no local e comprometem a prestação de serviços médicos.

A interdição acontece por tempo indeterminado e será revogada assim que as irregularidades forem sanadas.

Segundo o CRM-PI, os problemas encontrados são:

– ausência frequente de soro fisiológico levando a transferências de pacientes, falta de administração e medicações que dependem da solução;

– tratamento inadequado de pacientes (necessidade de volume para tratamento eficaz sem realização por falta da solução), falta de tubo orotraqueais em estoque tamanho 7.5 e 8.0 (os mais usados em adultos);

– ausência de algumas medicações analgésicas e antibióticos, escala de neonatologia incompleta comprometendo a segurança dos recém-nascidos da maternidade, aparelhos de fototerapia antigos e com baixa eficiência;

– falta de luvas de procedimento em tamanho pequeno e médio, entre outros fatos enumerados no relatório técnico do CRM-PI.

LEIA MAIS

Gilberto Albuquerque, presidente da FMS, pede exoneração do cargo em Teresina

CMT avalia criar comissão para apurar falta de insumos e medicamentos nos hospitais de Teresina

CRM faz interdição ética do Hospital do Buenos Aires e aponta falhas no atendimento

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

Leia também: