21 de dezembro de 2025

Procon Municipal: maioria das reclamações envolve serviços de água e energia em Teresina

Atualizado em 17/12/2022 11:00

Compartilhe:

Devolução deve ser feita em descontos na conta de luz. (Foto: Agência Câmara de Notícias)

Um levantamento anual do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Municipal de Teresina) aponta que, do total de1.971 atendimentos realizados em 2022, a maioria registrou problemas de serviços essenciais como água e energia.

O topo do ranking de reclamações é seguido de produtos e serviços privados em segundo lugar, serviços financeiros e lojistas físicos e comerciais no mesmo patamar e ainda reclamações acerca de passagens aéreas na terceira posição. Já os serviços de telefonia diminuíram em 12% o número de reclamações em relação ao ano de 2021.

Dos atendimentos, foram 1.720 Reclamações e 251 Consultas registradas no ProConsumidor. Desse total, foram realizadas 1.670 audiências de conciliação, com a resolutividade de 83,7% dos casos.

Segundo o Proncon, as ações evitam um maior congestionamento de processos no Poder Judiciário, além de dar celeridade na resolução dos conflitos.

“Apenas 16,3% dos casos registrados foram encaminhados para o Poder Judiciário, contribuindo, assim, para o descongestionamento processual da via Judicial”, esclarece a coordenadora do Procon Municipal, Nara Cronemberger.

Para denunciar

O consumidor que desejar fazer alguma reclamação ou denúncia pode formalizá-las junto ao Procon Municipal, através do telefone: (86) 99513-1273, de forma presencial na rua Manoel Nogueira Lima, 1347, Jóquei, ou por meio do e-mail: proconteresina@gmail.com, com um resumo da reclamação em anexo, além de uma cópia do RG, CPF, comprovante de residência e demais documentos relativos à reclamação, tais como: nota fiscal, contrato, identificação do fornecedor e CNPJ.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: