
Um homem e uma mulher residentes em Teresina estão com suspeita de febre maculosa, também conhecida como doença do carrapato, causada pela picada de um carrapato infectado com bactérias da família Rickettsia. A notificação foi recebida pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância de Saúde (CIEVS).
Segundo o relato do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela ao CIEVS, o paciente do sexo masculino foi picado por dois carrapatos em ambas as pernas, quando estava em mata ciliar. O caso ocorreu há mais de um mês e ele está com inflamação no membro inferior direito e ferimento não cicatrizado no esquerdo. Além disso, o homem já teve contato com capivaras.
“Este paciente estava com quadro sintomático de febre, linfadenopatia e exantema, mas não aceitou ficar internado. O hospital colheu material para realização de hemograma, uréia, creatinina, glicemia, sorologia para febre maculosa. As amostrar serão enviadas para a FioCruz no Rio de Janeiro, para confirmação ou não da doença”, explica a coordenadora do CIEVS, Amélia Costa.
Já a paciente do sexo feminino relatou que um carrapato ficou aderido à sua pele há cerca de dez dias.
O CIEVS afirma que já entrou em contato com a vigilância epidemiológica do município de Teresina e as investigações sobre os casos encontram-se em andamento.
Nos últimos dez anos, o Piauí registrou casos suspeitos da doença do carrapato nas cidades de Teresina (03), Floriano (01) e Jaicós (01).
É muito importante que as vigilâncias epidemiológicas dos municípios notifiquem o CIEVS estadual sobre os pacientes suspeitos da doença, para podermos ter o controle dos casos no Piauí”, lembra Amélia Costa.
FEBRE MACULOSA
A Sesapi explica que a febre maculosa “é uma doença possivelmente fatal que costuma ser causada pela picada de um carrapato infectado com bactérias da família Rickettsia”.
“Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares. Pode haver erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato. A febre maculosa responde bem ao tratamento imediato com antibióticos”, acrescenta.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram