
A explosão que aconteceu na manhã desta quarta-feira (21) no restaurante Vasto, da zona Leste de Teresina, teve efeito de devastação em imóveis ao redor em uma área de cerca de 200 metros de distância e, para explicar o fato, o físico Antônio Sales explica o fenômeno de reverberação provocado pelo acidente.
O Corpo de Bombeiros observou resquícios de uma grande explosão de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) no local do desabamento do prédio, na Rua Joca Vieira, no bairro Jockey. Segundo os oficiais, “a princípio tende a ser uma explosão de GLP”, disse o capitão José Erisman ao Portal ClubeNews.
O capitão explicou que no restaurante, a central de gás fica fora do estabelecimento, fora da edificação. Para ele, a suspeita é de alguém tenha esquecido uma boca de fogão ligada ou que houvesse algum vazamento na tubulação e o gás ficou confinado no espaço. “São vários fatores que podem dar a ignição à explosão. Isso só a perícia que vai poder dizer”, ressaltou.
EXPLICAÇÃO
Segundo Antônio Sales, professor de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), pode ter sido um espalhamento do gás que ao ser ativado por uma faísca ou algo parecido, houve uma queima rápida do combustível e aumento de pressão na região.
“É como se todas as partículas de ar na região fossem pressionadas de maneira muito abrupta e elas têm que ter vazão para a saída. É basicamente uma explosão, como um tipo de bomba”, explica. O físico conta que a vibração pode ser comparada às ondas sonoras.
Quando ouvimos áudios por objetos eletrônicos, estamos sentindo nos tímpanos (região do ouvido) a pressão das vibrações do ar causadas pelo som emitido pelo dispositivo. “A grande questão é que lá no local, a diferença de pressão não foi pequenininha, foi enorme. Então o ar comprimido se expandiu de maneira mais veloz que a velocidade do som. A medida que ele se expande, na chamada onda de choque, ele danifica o que estiver na frente”, completa o físico.
Antônio afirma que estava no bairro Bela Vista, na zona Sul da capital, quando a explosão aconteceu e conseguiu ouvir o som da explosão, mas já sem tremores ou pertubações maiores.
CONSEQUÊNCIAS
Muitas lojas, condomínios, casas e outros estabelecimentos comerciais sofreram avariações nas estruturas com a explosão em um restaurante na zona Leste de Teresina. O Vasto, inaugurado em novembro de 2022, ficou totalmente destruído. Ainda não há confirmação das causas da explosão, que aconteceu por volta das 6h30 desta quarta-feira (21).
Um funcionário teve ferimentos leves e queimaduras de até terceiro grau e foi atendido pelos Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Lia Raquel mora em um apartamento a seis quadras do local da explosão, na Rua Visconde da Parnaíba, e acordou com o impacto. “Parecia que o prédio estava caindo. O vento entrou com tudo. Eu acordei com a pancada na janela. Foi muito alto a explosão”.
Um prédio comercial com seis salas é um dos mais atingidos. Todas as peças de vidraças foram destruídas. “Metade do prédio da fora está destruída. Estamos dispensando os funcionários e clientes. Estamos aguardando uma vistoria”, disse o gerente.
PRONUNCIAMENTO
A direção dos Restaurantes Coco Bambu e Vasto Teresina informaram que as unidades estão fechadas ao público e as reservas serão canceladas.
Na nota, a direção esclareceu que apenas um funcionário estava no local no momento da explosão, que seria o vigilante encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT) com lesões na cabeça e queimaduras de segundo grau nos membros superiores.
LEIA NOTA NA ÍNTEGRA
Os Restaurantes Coco Bambu e Vasto Teresina informam que hoje, dia 21.12.2022, por volta de 6am ocorreu um acidente que danificou suas instalações.
O restaurante estava fechado e inoperante no momento do ocorrido. Não houve fatalidade ou feridos graves. Um único colaborador sofre leves escoriações e já está recebendo todo apoio médico necessário, tudo devidamente acompanhado por nossa direção.
Neste momento, precisamos aguardar o laudo dos profissionais técnicos e do Corpo de Bombeiros para atestar a causa do ocorrido. Estamos colaborando com todas as autoridades, com objetivo de elucidar a situação com agilidade e segurança.
No momento, os restaurantes estão fechados ao público. As reservas serão canceladas. Caso tenha um evento conosco nossa equipe entrará em contato.
Agradecemos o carinho e solidariedade de todos.
Teresina, 21.12.2022
Coco Bambu Teresina

Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
LEIA MAIS: