Por Celso Barros Coelho Neto*
Advogado, Presidente da OAB Piauí e membro da Academia Brasileira de Direito
Hoje em dia a comunicação é vital para a sociedade, sendo inconcebível as relações humanas sem que diariamente estejamos de alguma forma buscando informações. As redes sociais em todo o mundo mantêm um infinito número de ligações e contatos por meio de e-mail, Facebook Instagram, dentre outros.
A Internet exerce um poder paralelo ao poder estatal, sendo até mesmo controlada em alguns poucos países ainda ditatoriais, como forma de conter o fluxo de informações dos cidadãos. Há alguns marcos na história da humanidade relativos às comunicações, desde a própria escrita, à concepção do fac-símile, à radiodifusão, à inovação da telefonia celular e, claro, às imagens da televisão.
O fascínio das audiências pela ficção, pelo esporte, vistos numa televisão; numa cultura de séculos, desde os teatros de Shakespeare, os dramas de Sêneca às novelas, o cinema e o teatro, vistos em casa ou onde quiser por meio de um aparelho de TV.
E na Televisão no Piauí, há um marco visível há 50 anos: o início de operação da TV Clube!
Valter Alencar, que era Advogado (chegando a presidir a OAB Piauí em 1941) e reconhecido Professor, não viu todo o desenvolvimento de seu projeto, mas viveu a tempo de ver o seu ideal realizado criando a TV Clube!
A mensagem da força de um ideal permanece não apenas para os centenas de colaboradores que passaram pela emissora e por seus familiares, mas fica para todos aqueles que não desistem de sonhar!
Submetida à programação nacional da Rede Globo da qual é afiliada conjuntamente com um pool de mais de 100 emissoras pelo país afora, é incalculável a contribuição da Rede Clube ao Piauí por todos esses anos, chegando a transmitir sua programação para quase todo o Piauí divulgando a nossa cultura e a piauiensidade.
Há um direito do cidadão à informação, sendo exemplo inclusive de utilidade pública e com isso ele sabe da realidade de sua cidade e de seu Estado. Que saibamos sempre que a vida deve ser movida por ideias e ideais, pois um sonho teve “a força de um ideal” e foi realizado por Valter Alencar!