
Uma limpeza já é realizada na região atingida pela explosão dos restaurantes Vasto Teresina e Coco Bambu, em Teresina, nesta quinta-feira (22), mas o cenário não mudou: a área onde estão localizados, na Rua Joca Vieira, na zona Leste da capital – próximo da Avenida Dom Severino, continua interditada com estilhaços de vidro e pilhas de entulhos.
A perícia ainda investiga a dinâmica do acidente, mas a hipótese mais aceita é de que tenha acontecido um vazamento de gás, apontada pelo Corpo de Bombeiros.
O doutor em Engenharia Civil Jonathan Nunes fala sobre quatro hipóteses “fundamentais” sobre a causa do possível vazamento de gás.
“Primeira possibilidade: algum erro de projeto, isso pode ter acontecido. Outra possibilidade: o projeto ter sido satisfatoriamente bem elaborado e ter havido alguma falha executiva, durante a instalação, na hora da montagem do sistema de distribuição de gás. Uma terceira possibilidade: alguma falha no equipamento acoplado ao sistema de gás que tenha sido adquirido e pudesse ter vindo com algum defeito de fábrica. A quarta possibilidade, que também é razoavelmente forte: o risco de alguma falha humana, o esquecimento de alguma boca (de fogão) aberta”, esclarece.
O especialista explica também que as características da explosão, com onda de choque sem a presença de incêndio, apontam para a hipótese de que o ar vazado foi comprimido dentro do estabelecimento ao longo da noite. A descompressão acelerada do ar atingiu com grande impacto imóveis em um raio de até 250 metros ao redor do restaurante, com danos a diversas estruturas de maioria mais frágeis.
EXPLOSÃO EM RESTAURANTE
O Restaurante Vasto, que inaugurou no dia 28 de novembro de 2022, ficou totalmente destruído após uma explosão no dia 21 de dezembro de 2022. O restaurante ao lado dele, o Coco Bambu, também teve parte da estrutura danificada. Eles compartilhavam a mesma cozinha e fazem parte da mesma rede.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a possível causa da explosão foi um vazamento de gás, pois foram encontradas evidências de uma grande explosão de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). No entanto, somente o trabalho final da perícia vai confirmar o que aconteceu.
O segurança que estava no restaurante Vasto no momento da explosão, identificado como Márcio da Costa, ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina. Não há mais informações sobre feridos.
A Polícia Civil do Piauí abriu inquérito para investigar a explosão. A Defesa Civil do Município também monitora os estragos no local e dos prédios ao redor que sofreram com o impacto.
A direção dos Restaurantes Coco Bambu e Vasto Teresina informaram que as unidades estão fechadas ao público e as reservas serão canceladas por tempo indeterminado. A direção agradeceu a solidariedade de todos.
LEIA MAIS
Perito particular diz que estruturas físicas de imóveis não foram abaladas com explosão
Antes de prédio explodir, vidente previu que parede iria desmoronar em Teresina; reveja vídeo
Explosão destrói prédio de restaurante na zona leste de Teresina
Explosão em restaurante afetou prédios ao redor; bombeiros pede cautela
Bombeiros falam de “resquícios de grande explosão de GLP” em restaurante; veja possíveis causas
Detector de gás e válvula de bloqueio podem evitar acidentes com GLP
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.