27 de julho de 2025

Timon inicia busca ativa vacinal para ampliar imunização infantil

Redação

Publicado em 22/12/2022 14:00

Compartilhe:

Vacinação infantil – Foto: FMS

A cidade de Timon (MA), vizinha de Teresina (PI), inicia uma busca ativa para garantir a cobertura vacinal mínima definida pelo Ministério da Saúde (MS) para a tríplice viral, capaz de proteger contra três doenças ao mesmo tempo: sarampo, caxumba e rubéola. Na cidade timonense, a cobertura da vacina está em torno de 57% de alcance do público-alvo, enquanto o MS recomenda 95%.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, explica que a busca ativa vacinal será uma estratégia eficiente para sensibilizar a população sobre a importância das vacinas e enfrentar o “retrocesso” na vacinação. A partir de janeiro de 2023, as equipes de Saúde irão de “porta em porta” conversar com as famílias e identificar crianças que estão com a imunização de rotina atrasada.

“Apesar dos esforços, ainda estamos com baixos índices. Precisamos ampliar a cobertura vacinal e devemos começar a fazer uma busca ativa dessa parte da população que está com o cartão de vacina desatualizado”, disse a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Clayre Anne Vasconcelos.

As estratégias das regiões onde a busca ativa vacinal será realizada serão discutidas com cada uma das equipes de Estratégia de Saúde da Família do município e Coordenação de Epidemiologia.

Leia também: