
A chegada do Natal impõe uma das discussões mais antigas e polêmicas da culinária: afinal, por que usar uva-passa na ceia natalina? Amada por muitos, mas odiada por tantos, a iguaria é um dos maiores símbolos gastronômicos deste período.
Por esta razão, o Portal ClubeNews conversou com o nutricionista William dos Anjos os benefícios e possíveis malefícios deste alimento cercado de controvérsias.
A princípio, o profissional afirma que, por conta dos seus nutrientes, a uva-passa não deveria ser consumida apenas no final do ano.
“Esse alimento possui antioxidantes que ajudam a eliminar o estresse oxidativo e prevenir o dano celular. Comer uva-passa também ajuda a prevenir a anemia, por causa dos altos índices de ferro, e a osteoporose, pois ela fornece uma boa quantidade de uma substância chamada boro, que auxilia na absorção de cálcio, fósforo e vitamina D”, disse.
Uma das maiores preocupações das pessoas neste período é consumo exagerado de delícias de Natal e, consequentemente, o aumento de peso. Segundo o nutricionista, a uva-passa é um dos poucos alimentos natalinos que auxiliam no processo de emagrecimento.
“A uva-passa também é rica em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam no funcionamento intestinal e a perder peso, visto que essas fibras causam sensação de saciedade por mais tempo”, destacou.
Quanto aos malefícios, William ressalta que qualquer alimento ingerido em excesso causa prejuízos à saúde. No caso da uva-passa, os diabéticos devem ter mais cuidado no momento de consumir.
“Tudo que é ingerido de forma excessiva será transformado em gordura no nosso organismo. Quando se trata de pessoas diabéticas, o consumo deve ser feito se o controle glicêmico for estável e se o consumo da uva passa for recomendado pelo médico ou nutricionista”, pontuou.
Polêmicas à parte, a uva-passa traz muitos benefícios à saúde e pode ser consumida em qualquer época do ano. Independente de gostar ou não do alimento, o importante agora é desfrutar a saborosa e heterogênea culinária que o Natal proporciona.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
