
Com a proximidade do Réveillon, muitos tutores já ficam apreensivos com os estouros dos fogos de artifício com ruídos porque o barulho pode assustar os pets e até mesmo provocar convulsões e desmaios. Isso porque os animais possuem uma audição mais aguçada que a humana.
Para amenizar os efeitos dos fogos algumas dicas podem ajudar os tutores. Luna Maria, um poodle de cinco anos da tutora Myrian Jales, por exemplo, consegue se distrair dos barulhos enquanto come seu biscoito de orelha caprina.
“Luna ficava agitada no início, lambia as patas, se tremia e fomos buscando meios para ela melhorar nesse quesito, ficar mais calma, tranquila. Deixamos a televisão mais alta, abraçamos ela e enrolamos com pano, que é uma técnica muito boa também, até que encontramos os petiscos desidratados, que ela gosta muito”, explica Myrian.
A tutora conta que o petisco deixa Luna mais calma até mesmo com a presença de pessoas estranhas. O médico veterinário Ykro Duarte explica que coisas do cotidiano humano já podem ser suficientes para incomodar a audição dos bichinhos. Segundo o especialista, em datas comemorativas esse efeito é multiplicado com as explosões dos fogos de artifício.
Uma lei estadual, que entrou e vigor em novembro de 2021, proíbe a prática de soltar os fogos com ruídos, mas, na prática, não há respeito fiel a essa norma. Enquanto a lei não é obedecida por todos, os tutores precisam encontrar um jeitinho para acalmar os animais, como também o caso do dentista Bruno Victor, que precisa dar uma atenção ainda maior para sua cachorrinha que sofre com os estouros.
Bruno Victor relata que sua cachorrinha sofre muito com barulhos com episódios de tremores, ansiedade e teme que algo pior possa acontecer com ela. “A gente leva ela para um local isolado, fecha as portas, janelas e fica abraçado com ela até ela se acalmar”, explica.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
LEIA MAIS:
Lei proíbe queima de fogos de artifício no estado do Piauí; veja nova legislação
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!