
O novo arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Juarez Sousa da Silva, nomeado nesta quarta-feira (04), pelo Papa Francisco, divulgou uma mensagem de saudação aos teresinenses. Na carta, ele demonstrou grande alegria por assumir a nova missão. Para Dom Juarez, ser eleito o oitavo arcebispo da arquidiocese foi uma providência divina.
“É sem sombra de dúvida que por providência divina, a Santa Igreja Católica, através do Papa Francisco, nomeou e convocou-me para ser o oitavo Arcebispo desta amada Arquidiocese”, disse.
Atualmente, o clérigo é administrador apostólico do município de Parnaíba, onde ele imaginou que iria permanecer até o fim da vida.
“Pensei que aqui fosse viver o que me resta da minha vida e de meus dias, mas Deus me mandou sair. Chegarei a Teresina, com o ‘coração ardente’ à inteira disposição para ser apresentado, para vocês tomarem posse de mim”, declarou.
Dom Juarez deve chegar à capital Teresina no dia 25 de fevereiro e vai ser apresentado como arcebispo em celebração na Igreja de Nossa Senhora das Dores, catedral de Teresina.
Na carta divulgada, Dom Juarez cita o Papa Bento, e o momento de luto em que a Igreja vive, se preparando para o sepultamento. Dom Juarez relembra as dua svezes que esteve com o Papa Bento e agradece ele por tê-lo nomeado bispo da Igreja
“Tenho muita gratidão pelo Papa que hoje parte, por ter me nomeado bispo da Igreja a quinze anos, fazendo-me compartilhar com ele, esse ministério de amor e serviço que exerci, inicialmente, na diocese de Oeiras; depois na
diocese de Parnaíba e, hoje, bispo eleito da Arquidiocese de Teresina”.
Leia a carta completa de Dom Juarez Sousa da Silva
SAIBA MAIS
Papa Francisco nomeia Dom Juarez Sousa como novo arcebispo de Teresina
TRAJETÓRIA ECLESIAL
Dom Juarez Sousa da Silva nasceu no interior do município de Barras, hoje município de Cabeceiras do Piauí – PI, no dia 30 de junho de 1961. É o primogênito dos sete filhos do casal Anísio Marques da Silva e Maria José Sousa da Silva.
Cursou o Ensino fundamental na Unidade Escolar Matias Olímpio e Unidade Escolar Gervásio Costa, em sua cidade natal, e o Ensino Médio, no Curso Técnico Tradutor e Intérprete no Seminário da Assunção, em Jacarezinho-PR.
Fez bacharelado em Filosofia e Teologia no Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina-PI, é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Mestre em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma – Itália.
Foi ordenado diácono no dia 10 de julho de 1993, na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior-PI, e presbítero em 19 de março de 1994, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras – PI.
Foi administrador da Paróquia de São José, em Altos-PI, de 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI, de 2002 a 2008.
Em 27 de fevereiro de 2008, foi nomeado bispo da diocese de Oeiras-PI, pelo Santo Padre, o Papa Bento VI; sua ordenação episcopal aconteceu no dia 17 de maio de 2008, na Catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras – PI, onde exerceu seu pastoreio até o dia 06 de janeiro de 2016, quando foi nomeado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, bispo coadjuntor da Diocese de Parnaíba, assumindo a titularidade desta diocese no dia 24 de agosto do mesmo ano.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsAppou Telegram