Malu Barreto e Emanuel Pereira
malubarreto@tvclube.com.br
O desembargador Hilo de Almeida Sousa tomou posse como presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) no final da tarde desta sexta-feira (6). Na coletiva com a imprensa, o novo presidente falou sobre a dívida de R$ 7 bilhões do Governo do Estado, interiorização da justiça, concurso dos cartórios e celeridade nos processos de feminicídio.
DÍVIDA GOVERNO DO ESTADO
O presidente Hilo de Almeida afirmou que vai buscar o diálogo com o Governo sobre a dívida no valor de R$ 7 bilhões. “Esse processo de arrasta há algum tempo, estou assumindo agora e evidentemente vou pedir a minha assessoria que faça um estudo detalhado sobre o caso, mas nós estamos acreditando que podemos sim fazer um entendimento com o Executivo e resolvemos esse problema da melhor forma não só para o judiciário, mas pra todo a sociedade”.
CONCURSO CARTÓRIOS
Sobre o concurso dos cartórios no Piauí, o novo presidente informou que não há mais nenhuma pendência judicial e que todos os recursos já foram julgados. “O concurso é um concurso de provas e títulos. Então a empresa que foi contratada pra elaborar o realizar o concurso está na última fase agora o edital com os documentos para aferição e classificação dos candidatos. Terminar dessa fase aí então nós vamos homologar o concurso e nomear os candidatos aprovados dentro das vagas”
INCLUSÃO NA JUSTIÇA NO INTERIOR DO PIAUÍ
A interiorização da Justiça é um dos pontos do plano de gestão do atual presidente do TJ-PI. De acordo com Hilo Almeida, cada cidade terá um ponto de atendimento onde o jurisdicionado irá buscar as informações necessárias sobre o seu processo, se quiser ter um contato com o juiz, um atendimento com o juiz, pode sim trabalhar uma audiência, agendar uma audiência por videoconferência”, disse o novo presidente.
FEMINICÍDIOS
A celeridade dos julgamentos de feminicídio são bastante cobrados pela sociedade e o presidente Hilo Almeida disse que estes casos têm que ser prioridades e que o Tribunal de Justiça vai cobrar efetividade, objetividade, resolutividade.
“Temos a missão de servir e assumir o cargo de presidente é um misto de alegria, de felicidade, mas também de muita atenção, pois é um grande desafio. Sei que são muitas demandas e administrar um poder judiciário como o nosso também, nós temos carências, mas nós vamos nos esforçar e sou muito otimista” finalizou.
Também foram empossados o vice-presidente, desembargador Manoel de Sousa Dourado; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio José Passos Galvão; o corregedor do Foro Extrajudicial e diretor da Escola Judiciária do Estado do Piauí (Ejud-PI), desembargador José Ribamar Oliveira; e o ouvidor-geral da Justiça, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho. O ato interno faz parte da agenda do Tribunal e aconteceu no Gabinete da Presidência, reunindo desembargadores, familiares e amigos.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.