
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
A 71.ª edição de um dos maiores concursos de beleza do mundo ocorreu na noite deste sábado (14), na cidade de Nova Orleans, Estados Unidos. Mais de oitenta mulheres de todo o planeta concorreram ao título de Miss Universo, conquistado pela norte-americana R’Bonney Gabriel, de 28 anos.
A primeira etapa do certame consistiu em anunciar as dezesseis semifinalistas, escolhidas por meio de um desfile preliminar na última quarta-feira (11). O júri, composto somente por mulheres, escolheram as Misses Porto Rico, Haiti, Austrália, República Dominicana, Laos, África do Sul, Portugal, Canadá, Peru, Trinidad & Tobago, Curaçao, Índia, Venezuela, Espanha, Estados Unidos e Colômbia.
Na segunda fase, as representantes exibiram boa-forma e muita atitude na passarela durante o desfile em traje de banho. Todas elas usaram capas coloridas e diferenciadas, que transmitiam alguma mensagem ao público. A colombiana, por exemplo, usou o acessório com a escrita “SOS Water” (a água pede socorro), como uma forma de alertar ao mundo sobre a escassez dos recursos hídricos, causada pelo desperdício.
Em seguida, as belas mulheres se apresentaram em traje de gala. Então, as juradas selecionaram cinco finalistas – todas do continente americano – para participar da entrevista. As escolhidas foram as Misses Estados Unidos, Venezuela, Porto Rico, Curaçao e República Dominicana.
A dominicana Andreína Martinez ficou com a terceira colocação. No centro do palco, de mãos dadas, estavam a venezuelana e a norte-americana, à espera do resultado. Então, R’Bonney Gabriel conquistou o nono título de Miss Universo para os Estados Unidos, coroada pela indiana Haarnaz Sandhu, sua antecessora. Amanda Dudamel, da Venezuela, ficou em segundo lugar.
BRASIL NO MISS UNIVERSO
O Brasil foi representado pela capixaba Maria Eugênia (Mia) Mamede. Natural da cidade de Vitória, a jovem de 27 anos foi a Nova Orleans com a difícil missão de ganhar o terceiro título de Miss Universo para o país. Mas o sonho terminou logo na primeira etapa do certame.
Pelo segundo ano consecutivo, o Brasil não conseguiu avançar às semifinais do concurso. Na 70ª edição, ocorrida em dezembro de 2021, a cearense Teresa Santos também foi desclassificada.
Em 71 anos de Miss Universo, somente duas brasileiras conquistaram o título de mulher mais bela do mundo: a gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963, e a baiana Martha Vasconcelos, em 1968.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.