A tentativa de fuga de cinco presidiários da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina em Parnaíba foi impedida pelos policiais penais que estavam de plantão durante a madrugada desta sexta-feira (20).
Câmeras do local mostraram o momento em que os presos tentaram fugir utilizando lençóis. De acordo com Vilobaldo Carvalho, presidente do Sindicato dos policiais penais (Sinpoljuspi), a penitenciária tem capacidade para 170 detentos, mas atualmente tem 602 presos.
Além da superlotação, o Sinpoljuspi disse que atualmente existem sete policiais penais por turno na unidade, contabilizando, um policial penal para 86 detentos.
“Eu soube que a Sejus irá em breve realizar uma reforma na penitenciária, que a estrutura é ruim e precisa realmente ser melhorada. A reforma em si, ela não vai solucionar o problema da superlotação, mas pode melhorar um pouco a estrutura. Agora a solução definitiva certamente virá com a construção de uma unidade prisional no município de Buriti dos Lopes”, explicou.
O presidente do Sindicato disse ainda que a solicitação de concurso público deverá ser encaminhado em virtude do baixo efetivo de policiais penais, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) afirma que nos últimos anos, mais de 200 policiais penais entraram em exercício.
“Por mais que os policiais penais tenham as suas adversidades, continuarão trabalhando de forma exaustiva para manter a segurança dos estabelecimentos penais e por consequência a segurança de toda a sociedade”, comentou o presidente do sindicato.
A gerência da unidade e a Sejus publicaram uma nota reconhecendo a superlotação do presídio.
Confira a nota da Sejus:
A Gerência da Penitenciária Mista Juiz Ibiapina, em Parnaíba, informa que, na madrugada desta sexta-feira (20), 5 presos tentaram fugir. A tentativa foi abortada pelos policiais penais e militares que estavam de plantão no local. A Sejus reconhece a superlotação do estabelecimento, situação inerente a todo sistema prisional brasileiro, mas esclarece que já reforçou a segurança do local e uma nova unidade será construída na região Norte do Estado, em Buriti dos Lopes. Quanto ao contingente de policiais, a pasta reafirma que, nos últimos anos, mais de 200 policiais penais entraram em exercício.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!