8 de julho de 2025

Traduzindo termos do mercado de trabalho: o que são soft skills?

Lucy Brandão

Jornalista
Publicado em 24/01/2023 10:00

Compartilhe:

Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br

Soft skills são competências relacionadas ao comportamento do trabalhador. Os recrutadores falam exaustivamente sobre isso atualmente porque muita gente ainda não entendeu que, para conseguir uma vaga de emprego, as atribuições vão muito além da formação e habilidade técnica. Com as transformações nas empresas e nas relações de trabalho, recrutar um novo funcionário é um desafio que vai além de analisar currículos.

Muitos candidatos a uma mesma vaga vão ter os mesmos atributos técnicos: formação na área, experiências semelhantes, cursos, etc. Mas, durante o processo seletivo, o recrutador vai querer conhecer melhor esses candidatos para saber qual deles tem mais afinidade com a empresa e as atividades a serem desempenhadas. É aí que as soft skills vão pesar mais do que o currículo. Lembre-se que lá no início falamos que “soft skills são competências relacionadas ao comportamento”.

Uma das perguntas que os candidatos consideram difícil de responder na entrevista é: qual o motivo do seu desligamento no seu último emprego?

Ao fazer essa pergunta o selecionador não quer saber das confusões que aconteceram no seu ambiente de trabalho anterior ou se você tinha um gestor ruim. O que está em jogo é como você reage a determinadas situações e a resposta a ser dada na entrevista de emprego pode ser a diferença entre ser contratado ou eliminado do processo seletivo.

Foto: Manop Phimsit / EyeEm / Getty Images

Confira agora 5 soft skills que você pode desenvolver para se destacar no mercado de trabalho:

1) Organização e planejamento
Essas habilidades vão impactar a eficiência e a produtividade do trabalho. Além disso, representam uma economia de tempo nos processos, o que é bastante valorizado nas organizações atualmente.

2) Flexibilidade
O profissional que consegue se adaptar facilmente a todas as demandas e, principalmente, aos momentos de crise, larga na frente diante de outros concorrentes. A tal resiliência humana nunca foi tão valorizada quanto no pós-pandemia, em que tanto empresas quanto profissionais precisaram se reinventar e adaptar suas rotinas.

3) Comunicação eficiente
Saber falar, escrever e escutar parece óbvio nas relações pessoais e no mercado de trabalho. Mas as empresas estão buscando quem sabe fazer isso da melhor forma, fazendo-se entender melhor, trocando e-mails de forma eficaz e se comunicando bem em equipe.

4) Empatia
Colocar-se no lugar do outro não é mais uma opção, é uma obrigação de quem quer se destacar. As organizações estão dando cada vez mais espaço para a diversidade e esse tema é inegociável para os melhores ambientes de trabalho. A empatia leva o indivíduo a agir com respeito e educação em qualquer ambiente, principalmente em situações difíceis. Ela também abre um espaço propício para dar e receber feedbacks, o que ajuda no processo de desenvolvimento profissional.

5) Capacidade de resolver problemas
A maioria dos profissionais da atualidade precisa lidar diariamente com a pressão imposta na entrega de resultados. Por isso, a capacidade de lidar com a pressão e de resolver problemas é tão valorizada pelas empresas hoje. Saber gerenciar o stress e focar na solução é uma habilidade que vale ouro.

Estes são apenas alguns exemplos de soft skills muito valorizadas no mercado de trabalho. Nem todo trabalhador terá o conjunto delas, mas a busca contínua por aperfeiçoamento pode levar a desenvolver outras competências que você não tem ainda. E o autoconhecimento é algo fundamental nesse processo.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: