
Em Picos, a mais de 300 km de Teresina, há pelo menos oito meses que os pais da cidade aguardam a liberação do resultado do teste do pezinho em recém-nascidos. O exame identifica possíveis doenças e, sem eles, as famílias ficam preocupadas. Alguns relatam que realizaram o teste em agosto de 2022, mas ainda não foram informados do resultado.
Em nota, o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen) esclarece que o atraso “se deu em razão de dificuldades na aquisição de insumos”, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Entretanto, o órgão já se mobiliza para a regularização do serviço, após a contratação de novos fornecedores.
Confira a nota completa:
Nota Lacen
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informa que o atraso nos resultados se deu em razão de dificuldades na aquisição de insumos. Novos fornecedores já foram contratados e, desta forma, a Sesapi vai trabalhar para regularizar o serviço o mais rápido possível.
ENTENDA
A prefeitura de Picos publicou uma matéria na quarta-feira (18) sobre a situação. No texto, a coordenadora do Atendimento Infantil Municipal (PAIM), Mauriceles Macêdo, explica a importância do exame para a população. Ela orienta que os pais, em caso de dúvida, além de fazerem o teste na rede municipal, podem realizá-lo, também, na rede privada, sendo uma espécie de contraprova para maior segurança do resultado.
O Teste do Pezinho, obrigatório em todo o país, é um exame feito a partir do sangue coletado do recém-nascido. O sangue é colhido, no Pronto PAIM, do calcanhar do bebê por meio de uma punção com lanceta estéril e descartável. A coleta deve ser feita no momento da alta hospitalar do recém-nascido. A iniciativa tem por objetivo, detectar doenças genéticas e metabólicas que podem desencadear deficiências intelectuais, afetando a saúde da criança.
Os casos positivos são encaminhados para tratamento, o mais rápido possível, diminuindo as chances de que o recém-nascido possa apresentar complicações graves motivadas pelas doenças pesquisadas. Por isso, a realização do exame já nos primeiros dias de vida da criança é fundamentalmente necessária. Em Picos, a coleta do material para o teste do pezinho é feita no PAIM, localizado na Rua São Sebastião, ou, também, na rede privada de saúde.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.