“As pessoas vão esquecer o que você disse… mas nunca vão esquecer como você as fez sentir” – Maya Ângelo.
Essa citação soa verdadeira quando você está tentando apoiar alguém que está lutando. Concentre-se menos em acertar as palavras exatas e mais em como você está tentando fazê-las sentir.
Procure fazê-los sentir-se seguros, protegidos, respeitados e ouvido, realmente ouvido. Pare qualquer julgamento que surja e volte sua mente para curiosidade.
Procure apenas compreender. Pergunte quando as coisas estão melhores, quando estão piores, o que ajuda e o que torna as coisas mais difíceis.
À medida que você constrói uma imagem detalhada de como é para eles, eles também se beneficiarão do insight obtido ao refletir sobre isso dessa maneira. Pergunte a eles como você pode apoiá-los melhor. Tire o jogo de adivinhação disso.
Muitas pessoas já têm uma ideia clara do que as ajudaria. Pode ser tão simples quanto aparecer constantemente como amigo. Lembre-se, você não está aqui para resolver todos os problemas deles. Não subestime o poder de simplesmente estar lá e mostrar que você se importa.
Você pode ajudar de maneiras práticas, como babá enquanto eles vão às consultas de terapia ou acompanhá-los para passear todos os dias. Tente apoiá-los em coisas que os levarão à recuperação.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.