
Duas pessoas foram presas e cinco adolescentes apreendidos com suspeita de envolvimento na morte da criança Pedro Henrique, de 12 anos. As prisões aconteceram, na manhã desta quinta-feira (26), nas cidades de Teresina e Miguel Alves.
Pedro Henrique foi espancando na localidade Porto do Designo, na zona rural de Miguel Alves, no dia 2 de janeiro de 2023, e não resistiu aos ferimentos. Ele faleceu no dia 10 de janeiro, após dias de internação em hospital no estado maranhense, em decorrência das lesões sofridas.
O cumprimento dos mandados contou com a participação das equipes da Delegacia de Miguel Alves-PI, que investiga o caso, com apoio da Gerência de Polícia do Interior (GPI), Força Estadual Integrada de Segurança Pública do Piauí (FEISP), e da Delegacia de Polícia da Santa Maria da Codipi em Teresina (PI).
O delegado Adalberto Paulo informou que “as referidas prisões/apreensões aconteceram na localidade Porto do Designo, zona rural de Miguel Alves-PI e na região da Santa Maria da Codipi, em Teresina-PI”.
O ESPANCAMENTO
Segundo a Delegacia de Miguel Alves, com base na investigação policial, “Pedro Henrique e outros indivíduos (sendo maiores e menores de idade), depois de jogarem futebol, dirigiram-se até a beira do rio, onde se iniciou uma discussão entre dois indivíduos e Pedro Henrique”.
“Ato contínuo, Pedro Henrique começou a ser a agredido a chutes na região das pernas e no tórax por essas duas pessoas. Logo depois, outros indivíduos teriam se juntado aos dois e continuaram a agredir Pedro Henrique”.
A MORTE
Conforme a Polícia Civil, “dias depois, devido às lesões sofridas, Pedro Henrique começou a passar mal e foi levado até a UPA de Coelho Neto-MA para os primeiros atendimentos, mas devido à gravidade dos ferimentos, foi conduzido até o hospital de Caxias-MA, vindo a óbito no dia 10/01/2023”.
A INVESTIGAÇÃO
O espancamento da criança só chegou ao conhecimento da Polícia Civil após a morte da vítima. No dia 17 de janeiro, após realizado diversas diligências, inclusive na cidade de Coelho Neto-MA, o delegado titular da Delegacia de Polícia de Miguel Alves-PI, Adalberto Paulo, representou pela prisão dos 02 maiores e pelos mandados de internação provisória dos 05 menores. Os cumprimentos efetuados na data de hoje, por volta das 06h15.
CAUSA DA MORTE
O laudo cadavérico de Pedro Henrique Ferreira da Silva aponta que ele sofreu tromboembolismo pulmonar, após – segundo o boletim de ocorrência – ser atingido por chutes na região do tórax (trauma torácico). O Bom Dia Piauí, da TV Clube, teve acesso ao laudo.
Uma das consequências do trauma é a tromboembolia pulmonar (TEP). Nesses casos, as vítimas – de qualquer tipo de traumatismo – podem apresentar risco acrescido de TEP por vários motivos. Em primeiro, o tecido traumatizado aumenta a coagulabilidade sanguínea, com pico entre a primeira e a segunda semana.
ESCONDEU DA FAMÍLIA
Raimundo Silva, padastro da criança, acredita que Pedro Henrique foi ameaçado para não informar as agressões aos familiares, já que ele – mesmo com dor – escondeu a situação da família.
“Ele não falava para a gente, ficou escondendo. Suportou a agressão sem contar, o motivo, o porquê, quem foi”, disse o padastro,
LEIA MAIS
Menino de 12 anos morre após ser espancado em Miguel Alves
Menino de 12 anos morto sofreu tromboembolia pulmonar após chutes no tórax
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.