
Os postos de Teresina passam nesta quinta-feira (26) por fiscalizações do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que já autuou um posto e distribuidoras pela manhã. O Posto Mais João XII, localizado na saída da ponte Juscelino Kubitscheck aumentou o valor da gasolina comum em quase 50 centavos e foi autuado. Na maioria dos postos, foi descoberto que o aumento indevido veio das distribuidoras, que também são autuadas.
“Desde cedo estamos fiscalizando nos postos o aumento, que aconteceu nas refinarias, mas desde ontem os postos já aumentaram. Constatamos em alguns postos que houve aumento por parte das distribuidoras, mas nesse posto teve um aumento considerado. Ontem era R$ 4,89 e hoje está em R$ 5,35, quase 50 centavos de aumento. Estão sendo autuados para justificar como chegaram nesse valor”, disse o chefe de fiscalização do Procon, Arimatéa Arêa Leão.
A constatação se dá pela vistoria de notas fiscais. O posto autuado tem o prazo de 15 dias para fazer a defesa e justificar o preço aplicado. “Além disso, estamos também autuando a distribuidora que já aumentou ontem, já que esse aumento é só na refinaria, o preço mais alto deve chegar em apenas três ou quatro dias nas distribuidoras”, destaca Arimatéa.
ENTENDA
A Petrobrás anunciou o reajuste de 7,5% no valor do combustível para as distribuidoras, que passou a valer na quarta-feira (25). Algumas distribuidoras aumentaram o valor aos postos ainda na quarta, mas segundo o chefe de fiscalização, o reajuste de preço leva de 3 a 4 dias para chegar nas refinarias e distribuidoras, já que o transporte é demorado. Além disso, os postos possuem estoques que também levam dias para acabar antes de realizar a compra no novo valor.
O gerente do posto Certo, Luiz Cláudio, ressalta que já recebeu muitas reclamações desde a quarta-feira (25) e já percebe a movimentação fraca. “A gente teve que fazer o ajuste nas bombas para compensar o valor. […] Infelizmente quem fica prejudicado é o consumidor”, completa.
O Posto Certo teve um aumento proporcional ao reajuste que recebeu da distribuidora já na quarta-feira (25) e, por isso, a autuação foi encaminhada para a distribuidora do posto. “Desde ontem tive que aumentar, de tarde. Já tive reclamações ontem e hoje e dá pra ver que a movimentação diminuiu bastante”, finaliza o gerente.
Quatro postos já foram fiscalizados. Arimatéa alerta que as fiscalizações do Procon devem continuar ao longo do dia nos demais postos da capital. “Vamos continuar o dia em fiscalização e verificando se os postos estão recebendo com aumento e se há um aumento abusivo no posto”.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.