
O Piauí passa a ter um gabinete de crise para adoção de medidas emergenciais em razão das fortes chuvas que atingem o estado e a ocorrência de enchentes em alguns municípios.
O objetivo, de acordo com o Governo do Estado, é efetivar ações de prevenção, antecipação aos riscos e resolução de crises ocasionadas por alagamentos e inundações.
Vale lembrar que o último relatório do Serviço Geológico do Brasil, vinculado ao Ministério de Minas e Energia, apontou que 43.143 pessoas residem em locais de alto risco no Piauí. As cidades com mais riscos são: Teresina, Campo Maior e Picos. A capital Teresina registra 6.940 pessoas que podem ser afetadas com incidentes.
O gabinete do Governo será composto pela Secretaria de Governo; Secretaria de Estado da Defesa Civil; Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Diretos Humanos (Sasc); Corpo de Bombeiros Militar do Piauí; e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
“Sabemos do risco iminente de acidentes, decorrente dos alagamentos e inundações ocasionados pelas fortes chuvas e enchentes dos rios que cortam o estado, bem como temos consciência da emergência caracterizada pela urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízos e comprometer a segurança das pessoas, obras, serviços, equipamentos e imóveis, exigindo rápidas providências. Por isso, decidimos pela criação do gabinete que vai poder, inclusive, se antecipar em alguns casos”, explicou o governador do Piauí, Rafael Fonteles.
As principais ações do gabinete de crise será a criação de um canal de informações para a população por meio de um aplicativo de mensagens sobre alagamentos e inundações.
As reuniões dos representantes do grupo de crise acontecerão sempre que houver transtornos à população e ao exercício de atividades socioeconômicas em uma ou mais regiões do estado.
LEIA MAIS:
Mais de 40 mil pessoas vivem em áreas de alto risco no Piauí
Governador declara situação de emergência em municípios atingidos por enchentes no Piauí
Cheia do rio Longá deixa 60 famílias desabrigadas em Esperantina
Forte chuva deixa ruas e avenidas alagadas em Teresina
Ruas ficam alagadas, moto cai em bueiro e teto de clínica desaba durante chuva em Floriano
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.